Carregando agora

11ª edição do Cosud começa com cerimônia realizada em Pedra Azul

11ª edição do Cosud começa com cerimônia realizada em Pedra Azul

11ª edição do Cosud começa com cerimônia realizada em Pedra Azul

A 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) começou nesta quinta-feira (08), em Pedra Azul, na Serra do Espírito Santo. Os temas centrais deste encontro são: adaptação às alterações climáticas, reforma fiscal e segurança pública. A cerimônia de exórdio contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de seis dos sete governadores da região, incluindo Renato Casagrande, do Espírito Santo.

Em sua fala, o governador anfitrião destacou que esta novidade edição do Consórcio é uma oportunidade para apresentar o potencial do Espírito Santo e da região turística de Pedra Azul. Segundo ele, a Cosud procura fortalecer as instituições públicas e, com ela, a democracia, com relações institucionais baseadas no diálogo.

“O Consórcio de Integração Sul e Sudeste tem essa visão porque os estados ganharam um papel que não tinham no pretérito. Os governadores tiveram que gerir crises históricas nunca antes enfrentadas, uma vez que a pandemia. Agora temos tarefas importantes e se nossos estados funcionarem adequadamente poderemos realmente melhorar a vida dos brasileiros. A Cosud está organizada com o objetivo de solidar um projeto de país que seja inclusivo e que todas as regiões possam se organizar e lastrar.”disse Casagrande.

Durante a exórdio, os governadores Jorginho Mello (Santa Catarina), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro) fizeram uma saudação inicial. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, chegará nesta sexta-feira (09).

Em seguida, o ministro Ricardo Lewandowski comentou a proposta do Governo Federalista de incluir a segurança pública, hierarquicamente na Constituição. Ele informou que a proposta deve ser amplamente discutida antes de ser implementada.

“A Segurança Pública, assim uma vez que a Saúde e a Ensino, merecem ser incluídas na Constituição, para permitir que a União tenha um papel maior na coordenação do Sistema Único de Segurança Pública, que, sendo criado por lei ordinária, não tem o poder “promover a integração dos entes federados, dos 27 estados membros da federação, mas também dos mais de cinco milénio municípios do nosso país”O ministro informou sobre o objetivo da proposta de emenda à Constituição que vem sendo discutida pelo governo federalista.

O programa Cosud Pedra Azul continua nesta sexta-feira (09) com 14 grupos de trabalho (GT) com a participação de secretários estaduais das duas regiões. Os GTs serão realizados em quatro pontos diferentes de Pedra Azul, aproveitando as belezas naturais da região serrana do Espírito Santo para promover o turismo. Os governadores se reúnem para discutir os temas centrais desta edição.

Grupos de trabalho

1 – Lavoura e Pecuária
2 – Resguardo Social e Meio Envolvente
3 – Desenvolvimento Econômico, Alianças e Promoções
4 – Política de Direitos Humanos, Juventude e Mulheres
5 – Ensino
6 – Esportes
7 – Governança, Ministério Público e Planejamento
8 – Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano
9 – Inovação e Governo Do dedo
10 – Saúde
11 – Segurança
12 – Turismo
13 – Finanças, Pensões e Controladoria
14 – Cultura

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário