Campanha de multivacinação no ES já administrou 56,7 milénio doses em uma semana e segue até 23 de novembro
Iniciada no dia 4 de novembro, a Campanha de Multivacinação já atingiu 56,7 milénio doses aplicadas em todo o Espírito Santo até esta segunda-feira (11). A multivacinação é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos que estão com doses atrasadas para atualização da caderneta e vai até o dia 23 de novembro, com doses disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação de todo o Estado.
Entre as doses mais procuradas estão a da Influenza, a ração de reforço contra a Poliomielite com a versão inativada (VIP), a “injetável” e a ração da dengue, com 10.513 doses da vacina contra a Influenza, 9.599 doses da VIP e 5.583 doses da vacina contra dengue. Os dados são do sistema Vacina e Confia. Outrossim, os demais imunizantes ofertados também estão recebendo demanda para atualização da caderneta.
“Os dados nos mostram que a campanha está atingindo seu objetivo que é resgatar quem ainda não foi vacinado ou está com detença no cronograma, porquê observamos com os imunizantes mais procurados nesta primeira semana de Multivacinação”, celebrada coordenadora do Programa Estadual de Imunização e Vigilância de Doenças Imunopreveníveis (PEI), Danielle Grillo.
A coordenadora reforça ainda a relevância dos pais e responsáveis estarem atentos à atualização da vacina de reforço contra a Poliomielite, que desde o dia 4 de novembro passou a valer em todo o território capixaba porquê ração na versão inativada (VIP), a “injetável, unicamente aos 15 meses.
“Famílias com crianças maiores de 15 meses e menores de 5 anos que ainda não receberam o reforço VIP, é importante que compareçam aos serviços de vacinação. Outrossim, aqueles da mesma tira etária que tomaram unicamente o reforço da versão gotículas precisam receber um reforço com a vacina injetável contra a poliomielite”, avisou Danielle Grillo.
A Campanha de Multivacinação começou no Espírito Santo no dia 4 de novembro e termina no dia 23, quando acontece o Dia D de mobilização nos 78 municípios do Estado. Para a campanha, o Ministério da Saúde enviou mais de 570 milénio doses de diversos imunizantes.
A multivacinação é uma estratégia que, além de atualizar os calendários atrasados, também ajuda a ampliar a cobertura vacinal, aumentando a proteção de crianças e adolescentes. Segundo dados do sistema de informação Vacina e Confia, até agosto deste ano, o Estado atingiu e superou a meta de cobertura parcial de três das dez vacinas de rotina prioritárias para menores de dois anos do Projecto Estadual de Saúde. São eles: BCG com cobertura de 93,16% (meta de 90%); MMR com cobertura de 95,46% (meta de 95%) e; Rotavírus com cobertura de 90,06% (meta de 90%).
Share this content:



Publicar comentário