Deslegável, Bolsonaro tem um sorteio técnico com Lula na eventual segunda rodada, diz Quaest
Uma pesquisa da Great/Quaest, publicada na quinta -feira (3), ressalta que, em uma provável segunda rodada nas eleições presidenciais de 2026, o presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) e o ex -presidente Jair Bolsonaro (PL), que não é elegível, estão tecnicamente ligados à margem de erro. A investigação também testou outros cenários, simulando disputas entre Lula e diferentes candidatos à direita.
A pesquisa foi realizada entre 27 e 31 de março e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, por mais ou menos, e o nível de crédito é de 95%.
O estudo analisou oito cenários da eventual segunda rodada para disputa presidencial 2026:
Lula X Jair Bolsonaro (PL):
Lula tem 44% das intenções de votação, contra 40% de Bolsonaro. Os indecisos são 3%, enquanto os brancos, nulos e aqueles que dizem que não votariam em um totalidade de 13%.
Lula X Michelle Bolsonaro (PL):
Lula aparece com 44%, enquanto Michelle tem 38%. O totalidade indeciso até 3% e 15% dizem que votariam em branco, nulos e nulos e não compareceriam.
Lula X Tarconísio de Freitas (republicanos):
O presidente acrescenta 43% das intenções de votação, enquanto o governador de São Paulo aparece com 37%. Os votos indecisos são 4%e os votos brancos, nulos ou ausentes atingem 16%.
Lula X ratinho Júnior (PSD):
Lula tem 42%, enquanto o governador de Paraná aparece com 35%. O indeciso representa 4%e o branco/nulo/não votaria em 19%.
Lula x Pablo Marçal (PRTB):
O Petista atinge 44%, contra 35% do empresário. Os Uddisses são 4%e White/NULL/NULL/não compareceria a 17%.
Lula X Eduardo Bolsonaro (PL):
O presidente teria 45%, enquanto o deputado federalista com uma totalização totalizaria 34%. Eles atingem 4% e 17% dizem que votariam em branco, sementes e sementes ou não votariam.
Lula x Romeu Zema (novo):
Lula tem 43%, enquanto o governador de Minas Gerais aparece com 31%. Sem redução de 5%, e branco, nulo e aqueles que afirmam que não votariam representam 21%.
Lula X Ronaldo Caiado (União Brasil):
O petista aparece com 44%, contra 30%do governador de Goiás. A UDDED representa 4%e os votos brancos, nulos ou ausentes são de 22%.
Repudiação de candidatos
A investigação também mediu a repudiação dos principais nomes listados para a disputa. Lula e Bolsonaro têm a mesma taxa de repudiação, com 55% dos entrevistados afirmando que não votariam neles. Eduardo Bolsonaro tem uma repudiação de 56%. Entre os menos rejeitados estão Romeu Zema (24%) e Ronaldo Caiado (26%), que também são os menos conhecidos.
Preferência pelo candidato correto
Sem a possibilidade de Bolsonaro imaginar, a pesquisa perguntou quem deveria ser o candidato notório em 2026. Dentro da margem de erro, há um sorteio entre os três nomes mais citados:
Temor da perpetuidade de Lula e o retorno de Bolsonaro
A investigação também indicou que os entrevistados estão divididos na perpetuidade de Lula ou no retorno ao poder de Bolsonaro:
Aprovação e intenção da re -eleição de Lula
A pesquisa mostrou que 62% dos entrevistados são contra a candidatura de Lula por re -eleição em 2026, um aumento de 10 pontos percentuais em conferência a dezembro de 2023. Somente 35% apóiam uma novidade candidatura do petista, enquanto 3% não sabiam ou não responderam.
Share this content:
Publicar comentário