Carregando agora

Cariacica inicia o Serviço de Teleconsulta com participação em psiquiatria na SUS

Cariacica inicia o Serviço de Teleconsulta com participação em psiquiatria na SUS

Cariacica inicia o Serviço de Teleconsulta com participação em psiquiatria na SUS

A população de Cariacica começou, a partir desta terça -feira (8), com o Serviço de Teleconsulto Médico do Sistema de Saúde Unificado (SUS). A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em parceria com o governo do estado, começou a funcionar com os cuidados na especialidade da psiquiatria. O objetivo é expandir o chegada a consultas especializadas por meio de cuidados remotos, feitos em salas preparadas para a Tesaud.

A cerimônia de lançamento foi realizada na sede da Semus, localizada em Rua Engenheiro José Himeir, 11, em Campo Grande. Neste primeiro momento, 36 vagas estarão disponíveis por semana para atendimento psiquiátrico, com a possibilidade de inclusão de outras especialidades de pacto com a disponibilidade da rede estadual.

As consultas são destinadas a pacientes já registrados no sistema de regulamentação ambulatorial. As chamadas serão feitas em um espaço específico dentro do próprio Semus, onde o equipamento necessário foi instalado para as teleconsulturas. A marcação é feita pelo Departamento de Saúde, que entra em contato diretamente com os pacientes programados.

“A porta de ingressão para o serviço continua sendo as unidades básicas de saúde (UBS), onde os pacientes são encaminhados para regulamentação”, explicou o secretário municipal de saúde, Pedro Ivo da Silva. Ele ressaltou que o novo formato visa dar mais facilidade para atender e reduzir as linhas para especialidades. “Leste espaço é muito importante para atender à nossa demanda e depois teremos outras especialidades”, concluído.

A escolha da sede do SEMUS para hospedar o serviço remoto foi definida por razões de localização e acessibilidade. “O sítio foi estrategicamente escolhido porque é facilmente alcançável aos nossos cidadãos”, disse o vice -prefeito Shymenne de Castro, que participou da inauguração que representa o prefeito Euclétro Sampaio.

De pacto com o Secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, o teleconsulto é uma escolha à escassez de especialistas médicos nos municípios. ““Uma das maiores dificuldades na subida complicação da saúde é fabricar especialistas nos municípios, pois temos escassez de profissionais no mercado. Com o teleconsulto, conseguimos compreender os municípios mais distantes ”, Ele destacou.

Hoffmann também enfatizou o impacto positivo na redução do absenteísmo. “Muitas vezes, o paciente não pode compreender o sítio de zelo por razão da intervalo. Mas com os cuidados remotos, o médico chega a ele através da tecnologia”, “ esses.

As teleconsulturas fazem secção da Rede de Assistência Especializada Sus e seguem os protocolos estabelecidos para a telessaúde. As presentes ocorrem com suporte técnico e séquito sítio, garantindo a confidencialidade das consultas e a conformidade com as diretrizes do sistema público.

O superintendente da Metropolitan Health Regional, Alexsandro Vimercati, considerou a iniciativa um progressão na integração entre as entidades federativas. “Cariacica abraçou essa razão para atender às necessidades do município”, enunciado.

Com o novo serviço em operação, espera -se que reduza a demanda por consultas com especialistas, principalmente na dimensão de saúde mental. A expansão para outras especialidades dependerá da evolução do suprimento do estado e da capacidade de serviço da rede municipal.

Até o momento, as teleconsulturas cariacica ocorrem duas vezes por semana, com a programação semus. Os pacientes devem procurar o UBSS para iniciar o processo de referência e a regulamentação subsequente.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário