O governo do estado investe mais de R $ 200 milhões em CT&I na primeira metade de 2025
Espírito Santo está excedendo registros em investimentos em ciência, tecnologia, inovação (CT&I) e extensão. More than R $ 200 million are made available to promote the areas through the Espírito Santo (FAPES) Innovation Support Foundation in this first semester of 2025. The figures were announced in an event held on Monday (14) in the Anchieta Palace, Invitória, with the presence of the state governor, Renato Casagrande and the governor deputy Ricardo Ferracho.
Casagrande anunciou o registro de investimento recorde, muito porquê decretos não publicados e um aumento no valor das bolsas de estudo científicas oferecidas pela FAPEs.
“Queremos ser um estado de provedor de tecnologia e não somente um consumidor. Durante a pandemia, evidenciamos uma modelo de nossa falta de soberania, tendo que importar quase tudo o que precisamos. Quando não temos desenvolvimento de tecnologia, passamos por esse asfixia. Portanto, estamos adotando soluções tecnológicas em várias áreas do governo. Não resolveremos os problemas do Brasil, mas, mas podemos dar a uma direção”, “não podemos resolver os problemas do Brasil.disse.
O agente de Capixaba enfatizou que o Espírito Santo pode servir porquê uma referência aos outros estados.
“Se pudermos suportar a formação soberana com o numerário do lucro líquido, o restante do país, com boa gestão, também pode ser cada vez mais um parâmetro para outros estados seguirem o mesmo caminho. Novos avisos são importantes para desenvolver nossa tecnologia e cada vez mais envolvidos jovens. Ter um instituto especializado, recursos e pesquisadores sugerindo a produtividade e ajuda no desenvolvimento de tecnologias de tecnologias”.Ele apontou para o governador.
A distribuição do recurso que agrega o valor universal de R $ 203,5 milhões, referindo -se ao Fundo de Ciência e Tecnologia do Estado de Espírito Santo (Funcitec), foi apresentado funcitec/MCI – Capixaba para inovação e associações do governo do estado. O investimento promove 16 decretos que estão sendo executados, isto é, com propostas na contratação e 11 novos avisos, sete deles não publicados. Eles são chamados de suporte financeiro a pesquisas científicas e tecnológicas, extensão, inovação e bolsas de estudo para recursos humanos, com foco no fortalecimento da CT&I Capixaba.
Esse valor é o maior investimento na história do Espírito Santo em pesquisa, ciência, inovação e tecnologia, destaca o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Instrução Vocacional, Bruno Lamas.
“Esses são recursos que promoverão nossos talentos, fortalecerão nossas instituições e gerarão soluções inovadoras para os desafios do Santo Espírito. Esse investimento mostra que nosso estado prioriza estrategicamente ciência, inovação e pesquisa porquê pilares de desenvolvimento”. finalizado.
Do valor totalidade investido, R $ 108 milhões são destinados exclusivamente a novas ações para nascente semestre. Entre as notícias está a “novidade economia de Espírito Santo”, um aviso sem precedentes no Brasil, que fornece R $ 40 milhões para financiar as propostas que serão selecionadas.
“Estudamos modelos co -financeiros executados pela EBROPII (empresa brasileira de pesquisa e inovação industrial) e nos adaptamos à nossa veras com nascente aviso. Procuramos atrair projetos de inovação mais maduros, concentrando -se no desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores. Para isso, estamos fazendo uma funcionalidade disponível no formato, na formação, reduzindo os riscos dos riscos dos riscos dos tecnológicos.O diretor universal de Fapes Rodrigo Varejão apontou.
A chamada está ensejo em fluxo contínuo, que permite a apresentação de propostas a qualquer momento, sem um prazo final definido.
“Estamos dando uma mostra clara para combater o negacionismo. Acreditamos firmemente em ciência, conhecimento, capacidade da liceu de gerar resultados eficientes para a sociedade, com a capacidade de melhorar a vida das pessoas. Somos um estado pequeno, mas se revela porquê o Brasil que trabalhou mais de R $ 200 milhões investidos na geração de conhecimentos nas áreas mais diversas. Um reconhecimento prático, não somente em R $ 200 milhões. “O vice -governador Ricardo Ferraço comentou.
Associação
Durante o evento, o Banco Estadual de Espírito Santo (Banestos) assinou uma associação com FAPEs para ajudar as empresas na contraparte financeira dos projetos que serão contemplados na novidade economia da economia Capixaba. O governo do estado disponibilizará, através da Banestos, “Cred Tira Partnerships”, uma risco de crédito exclusiva para o aviso. Para ter aproximação ao crédito, as empresas devem ter mais de seis anos de idade, ter uma conta com banestes e legalizar na avaliação técnica de fapa.
O 1º Instituto Vernáculo de Ciência e Tecnologia (INTT) também apareceu no evento, que será fundamentado na Universidade Federalista de Espírito Santo (UFES), na extensão de Photônica, somente no Brasil. O INTT tem um investimento do governo do estado, através de fapa, que forneceu aproximadamente US $ 6 milhões no projeto inovador.
Além da INTT, o estado também vencerá seu primeiro parque de tecnologia, que estará na inovação da cidade de Ifes. O parque também tem investimentos do governo do estado, através de FAPEs e MCI, que em 2023 disponibilizou murado de R $ 5 milhões para estruturar a cidade que já tinha o objetivo de se tornar um parque tecnológico. As duas empresas são pontos de referência histórica para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador de Espírito Santo.
Reajuste de bolsa de estudos
Entre as notícias anunciadas está o novo aumento no valor pago em sacos de treinamento científico FAPEs. O último reajuste foi em agosto de 2024 e, com o atual, as bolsas de estudos têm o segundo maior valor no Brasil, excedendo o que o governo federalista oferece, através de Capes e CNPQ, e somente por trás da Instauração de Base à Pesquisa de São Paulo (FAPESP). Atualmente, murado de 3.000 capixabas têm sacos de fape e serão diretamente afetados pelo aumento.
Conheça os novos decretos do FAPEs para o primeiro semestre de 2025:
Bolsas de estudo para treinamento de recursos humanos para CT & i:
PIBITES 2025/2026
Valor: + R $ 5,7 milhões (functec)
Público -alvo: estudantes de graduação
Publicação de aviso: programado para maio
Licença de bolsas de estudo às TIC aos programas institucionais de bolsas de estudos científicas e tecnológicas e inovação das instituições do Espírito Santo, responsáveis pela seleção de estudantes universitários para trabalhar em projetos de pesquisa.
Sacos de pós -doutorado sênior (não publicados)
Valor: R $ 6 milhões (funcimec)
Público -alvo: médicos com um mínimo de 8 anos de título
Aviso desobstruído | Prazo para apresentação: até 22 de maio
Licença de bolsas para o estágio de pós -doutorado Capixabas em projetos de pesquisa em grupos de vantagem, com o objetivo de mudar cientistas e tecnológicos em Espírito Santo e Brasil.
Avisos de suporte para projetos de pesquisa científica e tecnológica:
Base a projetos em uma economia virente e azul em Santo Espírito (não publicado)
Valor: R $ 4 milhões (Instauração Renova)
Objetivo Público: Pesquisadores e extensores ligados a instituições de ensino superior e/ou pesquisas localizadas em Santo Esirito
Aviso desobstruído | Prazo para apresentação: até 14 de maio
Base a projetos de rede que promovem a preservação e recuperação ambiental em Espírito Santo, com o uso sustentável de recursos naturais em atividades agrícolas, pesca e aquacos, incluindo áreas costeiras e manguezais.
Universal
Valor: R $ 28 milhões (functec)
Objetivo Público: Pesquisadores com o título permitido permitido ou indefinido ou do Celetist em instituições de ensino superior e/ou investigações localizadas no Estado
Publicação de aviso: programado para maio
Avisos de suporte ao projeto de extensão:
Suporte para empresas júnior (não publicado)
Valor: R $ 1 milhão (funcitec/mci)
Público -alvo: representantes legalmente responsáveis pelas empresas júnior federadas devidamente constituídas (EJF)
Aviso desobstruído | Prazo para apresentação: até 17 de abril
Base às empresas júnior da Espírito Santo que promovem a ensino, a inovação e o desenvolvimento econômico e social das microrregiões de Espírito Santo.
Extensão Universal III
Valor: R $ 5 milhões (functec/mci)
Público -alvo: extensionistas ligados a instituições de ensino superior e/ou pesquisas localizadas no ES
Aviso desobstruído | Prazo para apresentação: até 24 de abril
Financiamento de projetos de extensão que promovem o desenvolvimento social e/ou econômico e a redução de desigualdades nas microrregiões de Espírito Santo.
Base a projetos de economia virente e azul em Espírito Santo (não publicado)
Valor: R $ 2,7 milhões (Instauração Renova)
Público -alvo: pesquisadores e extensores ligados a IES/P privados ou privados
Aviso desobstruído | Prazo para apresentação: até 14 de maio
Base a projetos de pesquisa e extensão aplicados que contribuem para a preservação, conservação e recuperação ambiental, buscando o uso eficiente de recursos naturais e a geração de iniciativas sustentáveis e bioeconômicas.
Base de Inovação stents:
Novidade economia Capixaba (não publicada no Brasil)
Valor: R $ 40 milhões (functec/mci)
Público -alvo: empresas com renda maior que R $ 360 milénio
Aviso desobstruído | Prazo para apresentação: fluxo contínuo
Seu objetivo é aumentar a competitividade dos setores econômicos de Espírito Santo por meio de projetos de inovação realizados em associação entre empresas e Capixabas ICTs.
Business de Impacto Socio -Ambiental (NISA) – Cobertura florestal (não publicada)
Valor: R $ 7 milhões (FundaGua)
Branco público: negócios de impacto social e ambiental que contribuem para a manutenção, recuperação e expansão da cobertura florestal no estado
Aviso desobstruído | Prazo para apresentação: até 12 de maio
O suporte ao impacto das empresas ligadas à sociobiodiversidade e à economia azul em Santo Espírito, focada na restauração da Floresta Atlântica e nos territórios dos povos tradicionais.
Base aos centros de inovação tecnológica de Santo -NIT (não publicados)
Valor: R $ 3 milhões (functec)
Público -alvo: Centros de Inovação Tecnológica Capixabas
Publicação de aviso: programado para maio
Base ao fortalecimento do NIT Estado por meio de bolsas de estudo e recursos para infraestrutura e financiamento de promotores de inovação (API).
Programa Gênesis
Valor: R $ 6 milhões (functec/mci)
Objetivo Público: Pessoas com mais de 15 anos e vivem, estudam ou trabalham na micro -região selecionadas no aviso
Remessa:
Middle West: até 16 de maio (horário de rombo)
Medial-Sul: até 30 de maio (horário desobstruído)
Twelve River: Publicação do pregão programado para maio
CAPARAO: Publicação do pregão programado para junho
Base a projetos inovadores do Espírito Santo para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação, com foco na geração de novas empresas de cimo impacto. Os avisos serão abertos para as micro-regiões do oeste, Medial-sur, Twelve River e Caparaó.
Share this content:
Publicar comentário