Carregando agora

Moraes autoriza o Collar a satisfazer uma sentença de 8 anos e 10 meses em moradia

Moraes autoriza o Collar a cumprir uma sentença de 8 anos e 10 meses em casa

Moraes autoriza o Collar a satisfazer uma sentença de 8 anos e 10 meses em moradia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF) concedeu nesta quinta -feira (primeiro) prisão humanitária da Vivenda ao ex -presidente Fernando Collor, autorizando o político a satisfazer uma sentença em moradia.

Moraes cumpriu o pedido de resguardo, que alegou problemas crônicos de saúde, uma vez que apneia do sono, doença de Parkinson e transtorno afetivo bipolar, muito uma vez que idade avançada de coloard (75 anos). De negócio com a regra do ministro, a Colola deve usar a tornozeleira eletrônica e pode receber visitas somente de advogados.

Na quarta -feira (30), o procurador -geral, Paulo Gonet, deu uma opinião favorável à prisão domiciliar.

“Manter a custódia na prisão domiciliar é fabuloso e proporcional à sua fita etária e à saúde, cuja sisudez foi comprovada”.Ele escreveu.

O ex -presidente esteve na prisão há uma semana, depois que Moraes decide que um último apelo da resguardo, que questionou o conta da sentença, somente pretendia atrasar a prisão. Logo, o ministro determinou a prisão imediata da cor. Na segunda -feira (28), em 6 votos a 4, a decisão foi apoiada pelo plenário virtual da Suprema Galanteio.

O ex -presidente e ex -senador foi recluso na sexta -feira (25) em Maceió pela polícia federalista e levado para uma célula próprio na prisão de Baldomero Cavalcanti de Oliveira.

A cor foi condenada pelo Supremo Tribunal em 2023, quando recebeu a multa de 8 anos e 10 meses de prisão em um regime fechado por crimes de depravação passiva e lavagem de quantia, em um processo que se originou na operação de lava jato.

De negócio com os termos da pena, o ex -presidente e ex -senador, uma vez que ex -líder do PTB, foi responsável pelas indicações políticas para a BC Distribuidora, subsidiária da Petrobras e recebeu R $ 20 milhões em vantagens inadequadas dos contratos da Companhia. De negócio com a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.

Leia também: O ex -presidente Fernando Collor é recluso em Maceió

Evidência
Na decisão de quinta -feira, Moraes disse que a resguardo apresentou ótima documentação e que a situação de saúde grave da cor permaneceu “amplamente comprovada”.

Moraes citou um relatório médico assinado pelo neurologista Rogél Tuma e mencionou a remessa para a resguardo de 136 exames diferentes, incluindo ressonâncias magnéticas transcranianas.

“No momento atual da realização da penalidade, portanto, a compatibilidade entre a pundonor da pessoa humana, o recta à saúde e a eficiência da justiça criminal indica a possibilidade de conceder prisão domiciliar humanitária”.Moraes escreveu.

A decisão foi tomada “Com a realização real da presença progressiva de sintomas graves de não motores e motores, incluindo a história das quedas recentes”complementou o ministro.

Ele indicou ter tomado decisões semelhantes em pelo menos sete outras execuções criminais sob seu relator.

Leia também: Por 6 × 4, o STF encontrou a decisão de Moraes e mantém a prisão colorida

Descubra quem era o colarinho
Fernando Collor de Mello foi eleito presidente da República em 1989, nas primeiras eleições diretas para a posição posteriormente a ditadura militar. Ele ganhou em uma plataforma para combater “Maharajas”, apresentou uma vez que funcionários corruptos com salários descomânticos.

Logo, 40 anos, o político nascido no Rio de Janeiro, rebento do ex -senador Alagoas Arnon de Mello, derrotou nomes uma vez que o atual presidente Luiz Inacio da Silva e os ex -governadores Leonel Brizola e Mario Covas, além de figuras folclóricas da política pátrio, uma vez que Paulo Maluf e Enéas Sobrenô.

No entanto, o sucesso não foi repetido no governo de coloil, que foi marcado pela ininterrupção da hiperinflação, que atingiu 89% ao mês e por políticas econômicas desastrosas, uma vez que o súbito confisco do quantia mantido pelos brasileiros na conta poupança. A medida foi anunciada um dia posteriormente a inauguração em 16 de março de 1990, uma vez que secção do projecto Novo do Brasil, e explicou uma vez que um “conjunto de liquidez” na economia.

A idéia era reduzir a inflação, eliminando o quantia da circulação, numa quadra em que a economia se baseava muito mais na troca de quantia em espécie. No entanto, o confisco causou uma paragem da economia e uma crise de crédito nos ativos financeiros. O resultado foi uma possante recessão econômica, com uma queda de 4,5% no resultado interno bruto (PIB) somente em 1990. Aproximadamente 30 anos depois, em 2020, a cor pediu desculpas pelo confisco de economias.

A partir da medida, o espeque eleitoral e político do governo de coloard começou a se estragar. No terceiro ano do incumbência, ele acabaria indiciado de depravação por seu próprio irmão, Pedro Collor de Mello, em uma entrevista da revista Veja.

Uma Percentagem de Investigação Parlamentar (ICC) foi formada e, em seu relatório final, concluiu que a cor havia se beneficiado diretamente de um esquema de meandro de fundos públicos e influência do tráfico de tráfico de operações reunidas pelo tesoureiro de sua campanha, PC Farias.

O caso levaria ao Congresso a sancionar a arguição de cores, que foi eliminada da posição em 30 de dezembro de 1992. No dia anterior, ele tentou renunciar, mas os parlamentares não reconheceram a lei.

A cor não era elegível até 2000. Depois disso, ele conseguiu escolher o senador de Aagoas, sua força política em 2007. Nas eleições de 2022, o ex -presidente tentou escolher o governador do estado, mas foi derrotado, em terceiro lugar.

Leia também: A cor é o terceiro ex -presidente recluso por redemocratização; entender

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário