Carregando agora

Linhares confirma o primeiro caso de MPOX

Linhares confirma o primeiro caso de MPOX

Linhares confirma o primeiro caso de MPOX

Foi confirmado na segunda -feira (2) o primeiro caso de MPOX, uma doença viral anteriormente conhecida uma vez que varíola de macaco, em Linhares, setentrião Espírito Santo. O paciente, um jovem, ficou hospitalizado por duas semanas no Hospital Setentrião Capixaba (HUNC) e foi dispensado. Segundo a equipe médica, a evolução clínica da imagem foi positiva.

A confirmação da infecção foi feita pelo revista RT-PCR realizado pelo Laboratório Meão de Espírito Santo (Lacen-ES). O caso, por ser uma doença de notificação obrigatória, foi imediatamente relatado às autoridades municipais e estaduais de saúde.

A vigilância investiga a origem da infecção
A vigilância epidemiológica de Linhares iniciou a investigação para identificar a origem da infecção e possíveis contatos próximos ao paciente. De concordância com uma enunciação da prefeitura, o objetivo é controlar e impedir novos casos no município.

“O Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital (NUVEH) e o trabalho de vigilância epidemiológica municipal na fileira e já estão tomando as medidas necessárias, uma vez que investigação de contatores e bloqueios de transmissão”, informou o hospital.

Entenda MPOX
O MPOX é uma doença viral que pode ser transmitida por contato direto com lesões de pele, fluidos corporais, gotículas respiratórias ou objetos contaminados. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de cabeça, dor muscular, dores nas costas, aumento dos gânglios (ICAs) e erupção cutânea, uma vez que bolhas, feridas e lesões da mucosa.

O Departamento de Saúde Municipal orienta a população a estar consciente dos sinais da doença. “Em caso de suspeita, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e, se necessário, exames”, reforça a pasta.

O município continua a monitorar o caso e a manter ações de vigilância e orientação para a população. Até o momento, não há confirmação de novos casos suspeitos.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário