Lula é lançado no Programa Linhares de R $ 3,7 bilhões para obter o sinistro de Mariana
Uma cerimônia realizada na sexta -feira (11), em Linhares, o setentrião de Espírito Santo, marcou o proclamação do início do Programa de Transferência de Renda (PTR) para agricultores familiares e pescadores. A ação faz secção do novo tratado Rio doze, dos quais objetivo é a reparação socioeconômica das populações afetadas pela violação da barragem de Fundão em Mariana (MG), que ocorreu em 2015.
O evento contou com a presença do Presidente Luiz Inacio da Silva, governador de Espírito Santo, Renato Casagrande, prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, entre outras autoridades.
Durante o evento, o presidente Lula enfatizou a relevância do tratado depois anos de espera. “O que não podemos olvidar é que eles foram enganados oito anos antes de atingir a presidência da República”. fixo. Ele mencionou as dificuldades nas negociações com a gestão anterior da Vale e comemorou o novo compromisso da empresa.
“Ok, tem um endereço que se compromete a falar com o governo, discutir com o governo e tratar as pessoas com reverência. E é por isso que estou feliz por estar cá”. disse. O presidente também enfatizou que aqueles afetados que participam de uma ação em Londres não são obrigados a ingressar no tratado. “Quem não quer concordar é livre para resolver esperar. E esperar. Quem sabe que Deus ajuda e pode fazer alguma coisa muito melhor do que nós.”
O governador Renato Casagrande enfatizou a colaboração entre os governos para obter o reparo. “Temos objetivos claros sobre a implementação deste Contrato. O primeiro objetivo é internalizar, recompensar famílias e pessoas que foram espancadas por esse sinistro ambiental”. enunciado. Casagrande também citou outras associações com o governo federalista, porquê a novidade oferta para a geminação do BR-101 e o projecto de oferecer a geminação do BR-262 no final deste ano. “O outro objetivo é restabelecer o envolvente da bacia. Portanto, o trabalho substancial de saneamento, o trabalho de recomposição florestal, tudo é muito importante para termos um legado”. finalizado.
O prefeito de Linhares, Lucas Scaramsa, pediu à União que resolvesse os problemas pendentes. “Mais do que nunca, o governo federalista, o governo de Espírito Santo e os governos municipais de toda a superfície afetada devem se juntar a um propósito generalidade, restaurar sucessos, desenvolvimento econômico, ofício e renda para cada um que foi derrotado pela lodo”. disse. Scaramussa lembrou que grupos porquê produtores de cacau e pescadores de Linhas ainda não foram reparados adequadamente. “É cá que buscamos, unidade, em prol de um objetivo generalidade da União que transforma a cidade de Linhas”.
O programa fornece a alocação de R $ 3,7 bilhões a aproximadamente 22.000 pescadores e 13.500 agricultores nos estados de Espírito Santo e Minas Gerais. Os beneficiários receberão uma quantia correspondente a um salário mínimo mensal e meio por até 36 meses, seguido por um salário mensal mínimo por mais 12 meses. O gerenciamento de pagamentos será dividido: o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Lavradio da Família (MDA), através da Dependência Pátrio de Assistência Técnica e Extensão Rústico (ANATER), administrará PTR-Rústico, enquanto o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) será responsável pela PTR-Pesca. O Federalista Económica Caixa atuará porquê agente de pagamento.
Além da PTR, outras medidas foram anunciadas durante a cerimônia:
. Fortalecendo você: Transferência de R $ 25,6 milhões para 49 municípios (11 em Espírito Santo e 38 em Minas Gerais) para fortalecer o sistema de assistência social unificado, com recursos que podem ser usados para contratar pessoal e compra de mercadorias.
. Professor: Estabelecimento do projecto de renovação para gestão de pesca e aquicultura, com foco em Santo Esirito, fornecendo um totalidade de R $ 2,44 bilhões em 20 anos para reparação coletiva do setor. O valor será dividido entre o sindicato (R $ 1,5 bilhão), o governo de Minas Gerais (R $ 489,47 milhões) e o governo de Espírito Santo (R $ 450 milhões).
. Participação social: Lançamento de um aviso para selecionar oito movimentos sociais e organizações da sociedade social para imaginar o Parecer Federalista para a participação social da Bacia do Rio. Leste juízo será a instância de controle social sobre o desempenho do governo federalista no contrato e deliberará em um fundo popular de R $ 5 bilhões.
Para ser elegível para os programas, os afetados devem satisfazer com critérios específicos:
. PTR-Pesca: Talhado a pescadores artesanais que tiveram registro no Registro Universal de Atividade de Pesca (RGP) ou no protocolo de emprego de registro até 30 de setembro de 2024 e residindo em um dos 48 municípios listados no tratado.
. Ptr-rural: Inclui agricultores familiares, colonos de reforma agrária e 49 municípios que tinham atividades econômicas nas propriedades rurais até 30 de setembro de 2024, localizadas em áreas específicas:
– 5 km do Ríos Gualaxo do Setentrião, Carmo e Sweet (em Mg).
– Na seção entre Baido Guandu (s) e o Província de Farias, em Linhares (s).
– na mancha da inundação do região de Farias até a foz do rio Twelve.
– É necessário ter um registro ativo no Registro Pátrio de Lavradio da Família (CAF) ou enunciação de habilidade à pronaf (DAP) válida até 6 de março de 2025.
Os beneficiários podem consultar os pagamentos por meio dos benefícios sociais e cidadãos do portal de CAIXA. As perguntas sobre elegibilidade devem ser enviadas aos gerentes por e -mails: (email protegido) (Ptr-Pesca) e (email protegido) (PTR-RURAL).
Os municípios contemplaram em Espírito Santo: Anchieta, Aracruz, Baido Guandu, Colatina, Constai da Barra, Fundão, Linhares, Marilânia, São Mateus, Serra e Sooretama.
O novo tratado do rio, assinado pelas empresas Samarco, Vale e BHP Billiton, com entidades públicas porquê o Procurador Universal da União (AGU) e os governos de Minas Gerais e Santa Ajuda, fornece um totalidade de R $ 132 bilhões para ações de reparo e remuneração por 20 anos. Desse valor, R $ 100 bilhões serão transmitidos para entidades públicas para financiar projetos, com a gestão do BNDES, e Samarco aplicará diretamente R $ 32 bilhões em ações, porquê reassentamentos e pagamento de indemnização.
Share this content:
Publicar comentário