Carregando agora

Sem mencionar as taxas, Lula critica o intervencionismo durante uma reunião no Chile

Sem mencionar as taxas, Lula critica o intervencionismo durante uma reunião no Chile

Sem mencionar as taxas, Lula critica o intervencionismo durante uma reunião no Chile

Sem reportar a taxa dos Estados Unidos, o Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) criticou segunda -feira (21) o que ele chamou de tentativa de “reemitir práticas intervencionistas”. Lula participou de Santiago, Chile, uma reunião de basta nível sobre a resguardo da democracia, organizada pelo presidente chileno Gabriel Buric.

“Nesse momento, quando o extremismo tenta reimprimir as práticas intervencionistas, precisamos agir juntos. A resguardo da democracia não é exclusivamente para os governos. Isso exige a participação ativa da ateneu, parlamentos, sociedade social, mídia e setor privado”.O brasílio disse em enviado à prelo depois a reunião.

Os líderes da Colômbia, Gustavo Petro; Espanha, Pedro Sánchez; e do Uruguai, Yamandú Orsi. Em seguida a reunião reservada entre os líderes, eles se encontrarão com representantes da sociedade social, o envolvente acadêmico e os grupos de reflexão em políticas públicas.

As discussões envolvem três questões: resguardo da democracia e multilateralismo; Lutar contra desigualdades; e tecnologias digitais e o confronto de informações errôneas. Para Lula, são necessárias ações concretas e urgentes contra o agravamento da ofensiva antidemocrática do mundo.

“A democracia liberal não foi capaz de responder às aspirações e necessidades contemporâneas. A conformidade com o ritual eleitoral a cada quatro ou cinco anos não é mais suficiente. O sistema político e os partidos caíram em desacreditar.Lula disse.

Os cinco líderes também concordaram em regular as plataformas digitais e combater informações errôneas para “restaurar os estados a capacidade de proteger seus cidadãos”.

“A chave para o debate público livre do plural é a transparência dos dados e a governança do dedo global. Essa liberdade de frase não confunde com a autorização para incentivar a violência, disseminar ódio, cometer crimes e testilhar o governo da lei democrática”.Lula disse.

O grupo de presidentes também convocou a sociedade organizada para a construção coletiva de propostas de reforma estrutural para enfrentar desigualdades.

“Não há justiça em um sistema que expanda os benefícios para o grande capital e reduz os direitos sociais”Lula disse na resguardo da justiça fiscal e dos impostos super ricos.

“Somente a luta contra as desigualdades sociais, raciais e de gênero pode resgatar a coesão e a legitimidade das democracias. A crise ambiental introduz novas formas de exclusão com impactos desproporcionais nos setores mais vulneráveis. Sem um novo padrão de desenvolvimento.O brasílio disse.

A reunião no Chile já estava agendada por qualquer tempo, mas acontece quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, danifica ataques tarifários contra vários países, incluindo o Brasil.

O evento acontece na primeira reunião de basta nível em resguardo da democracia: combate ao extremismo, realizado em setembro de 2024, na margem da 79ª Assembléia Universal das Nações Unidas em Novidade York. O evento foi convocado pelo presidente Lula e pelo espanhol Pedro Sánchez.

Uma vez que o próximo marco da iniciativa, está planejado para realizar uma reunião no contexto da 80ª Assembléia Universal das Nações Unidas em setembro próximo de Novidade York. Naquela quadra, México, Inglaterra, Canadá, Honduras, Austrália, África do Sul e Dinamarca também devem participar.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário