O programa de reflorestamento investirá R $ 334 milhões na recuperação ambiental da Bacia Rio doze
Um consonância de cooperação assinado entre o Twelve River (SERD) e os Secretarias do Meio Envolvente e Recursos Hídricos (Seama) garantirá a transferência de R $ 334,4 milhões para as ações do Programa Reforest nos municípios de Espirito Santo impactados pelo sinistro ambiental de Mariana.
Os fundos do Concórdia de Renegitação Judicial serão usados de 2025 a 2029 e estão destinados a restabelecer os processos naturais de circulação da chuva através da conservação e recuperação da cobertura florestal, com uma geração de oportunidades e renda para o produtor rústico.
O governador do estado, Renato Casagrande, os secretários de Estado Guerino Balestrasi (SERD) e Felipe Rigoni (Marea), além das equipes das duas pastas, mantiveram a assinatura do consonância em uma reunião na residência solene do governo do estado em Vila velha.
O gulosice reflorestamento inclui mobilização, restauração florestal, incentivo à enxovia florestal, treinamento e outras ações que garantem o cumprimento das obrigações sociais e ambientais do governo do estado dentro do novo consonância Rio doze.
Áreas de preservação permanente, reservas legais e outras áreas de interesse em cidades que compõem a bacia de Capixaba, além da costa setentrião. E a metodologia do programa é uma combinação de restauração ambiental com a geração de renda para o produtor rústico, através de sistemas agroflorestais e outras práticas de uso sustentável da terreno. Entre as espécies planejadas para o cultivo do consórcio estão Pupunha, Açaí, Cacau, Sappper de Borracha, Banana, Abacate, Moca, Afito, Sabão e Palma de Justiça.
“O reflorestamento gulosice fornece inovação fundamental: não se trata exclusivamente de restabelecer áreas degradadas, mas sobre a integração da conservação ambiental com oportunidades econômicas para os produtores rurais. O programa adota técnicas de pagamento de serviços ambientais (PSA), estruturas de conservação do solo e chuva e incentivos com sistemas de agroflorias que unem espécies de valor nativo e mercantil.Ele destacou o Secretário de Estado para o meio envolvente e os recursos hídricos, Felipe Rigoni.
Ele também destacou os números projetados com a implementação da novidade. “Esperamos expandir a cobertura florestal em aproximadamente 6.800 hectares, implantar 4.200 estruturas de conservação de solo e chuva e aumentar a capacidade de produção dos viveiros em até 2 milhões por ano. Esses resultados não exclusivamente significam ganhos ambientais, mas também a geração de novas oportunidades comerciais sustentáveis para os agricultores, fortalecendo a economia da Espíritão virente” “.O secretário disse.
Nascente é o segundo consonância de cooperação assinado pelo Secretariado de Recuperação da Rio doze desde a aprovação do orçamento em abril deste ano. Para o secretário Guerino Balestrasi, a iniciativa do governo de Espírito Santo para fabricar um secretariado para mourejar com os recursos do consonância judicial é prometer a facilidade e a transparência das ações.
“O trabalho de saneamento, recuperação ambiental e infraestrutura estão chegando às cidades afetadas pelo sinistro ambiental. Já transferimos R $ 101,6 milhões para o Ministério da Lavoura, que criará barragens de armazenamento de chuva e programas de pavimentação rústico de estradas. E agora estamos estabelecendo essa associação com a sea.Ele apontou para Guerino Balestrasi.
Share this content:
Publicar comentário