Parece que perdemos a Rússia e a Índia para a China da ‘sombra’, diz Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta -feira que “perdeu” a Rússia e a Índia contra a China, que ele chamou de “negrume”. Os líderes de ambos os países estavam em Pequim nesta semana para escoltar um desfile militar que foi considerado uma mensagem para o Poente.
“Parece que perdemos a Índia e a Rússia contra a China mais profundamente e sombria. Eles têm um horizonte longo e próspero juntos”.Trump escreveu em sua rede social. O republicano não deu mais detalhes sobre o que ele quis proferir com fala.
O oração foi outra mostra de insatisfação com a presença na China dos líderes dos países que Trump gostaria de influenciar ou manter o controle, porquê a Rússia e a Índia, respectivamente. No dia do desfile, Trump acusou Xi Jinping, Putin e Kim Jong-uma conspiração contra os Estados Unidos.
Na quarta-feira, a China fez o maior desfile militar em sua história na presença de poderosos aliados-Rússia e Coréia do Setentrião, que mostravam armas novas e modernas, porquê mísseis nucleares globais e armas hipersônicas atualizadas. O desfile e a presença de Putin e Kim Jong-un foram uma mensagem para o Poente.
Durante a presença de líderes estrangeiros em Pequim, o presidente chinês aproveitou a oportunidade para ter reuniões bilaterais com Putin e Kim, muito porquê conversas com outros representantes. Antes do desfile, o governo chinês organizou uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO).
A China envia uma mensagem para os Estados Unidos
Na companhia do presidente russo Vladimir Putin e do líder norte-coreano Kim Jong-un, o presidente chinês Xi Jinping queria enviar sinais para os Estados Unidos e vizinhos Índia e Paquistão que ele deseja reconfigurar o cenário geopolítico para sua vantagem.
Em Washington, a mensagem foi ouvida: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o desfile, mas acusou Xi, Putin e Kim a usar a reunião para costurar uma “conspiração” contra os Estados Unidos.
Putin negou e desprezou Trump. “Tem um tino de humor”Ele respondeu ao líder russo, quando perguntado sobre a enunciação do americano.
Na Europa, também houve uma reação. O director de diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, disse que a reunião dos três durante o desfile militar era um “repto direto para a ordem internacional” que enviou “sinaliza Anto -Espiru”.
“A guerra russa na Ucrânia tem o escora da China. Essas são realidades que a Europa deve enfrentar”Labareda -se Disse.
O poder militar era a principal arma equilibrada por Xi para transmitir sua mensagem. Mas não é o único: usando um terno semelhante ao traje típico do ex-líder chinês Mao Tsé-Tung, o presidente chinês recebeu mais de 20 chefes de estado que foram para o desfile militar com frases em inglês, além de outros representantes de governos e entidades ocidentais.
O consultor privativo da Presidência Brasileira, Celso Amorim, e a ex -presidente Dilma Roussef, atual diretora do So -So -chamado Brics Bank, também participaram do desfile.
Xi chegou ao evento, na terreiro celestial de La Silêncio, em Pequim, acompanhada por Vladimir Putin e Kim Jong-un. Os três caminharam ao longo de um tapete vermelho antes de tomar seus lugares, também juntos.
No início desta semana, em uma cúpula regional, o presidente chinês já havia apresentado sua visão de uma novidade ordem mundial, pedindo unidade contra a “política de preeminência e poder”, em uma sátira noturna aos Estados Unidos.
Quando perguntado no dia anterior ao desfile ser visto porquê um repto para os Estados Unidos, Trump negou e disse que tinha um “relacionamento muito bom” com Xi. “A China precisa muito mais do que nós”disse.
Share this content:
Publicar comentário