Ícone de Cariacica, João Bananeira vira enredo de samba no Carnaval 2026
A escola de samba Independente de Boa Vista anunciou, no último sábado (6), o samba-enredo que levará para a avenida no Carnaval de 2026. Com o enredo “João do Congo: a voz que dança nas folhas da resistência”, a grémio de Cariacica prestará uma homenagem ao ícone folclórico João Bananeira e ao congo, buscando seu oitavo título no Sambão do Povo. A elaboração exaltará a ancestralidade e a resistência cultural do município.
O desfile será desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues, com texto dos enredistas Clark Mangabeira e Victor Marques. O objetivo é apresentar uma narrativa que resgate a história de luta e a riqueza cultural da cidade.
“É o momento de exaltar a cultura popular, a riqueza do carnaval de Congo de Máscara de Roda D’chuva e a figura de João Bananeira, que leva cultura para as pessoas por meio de um personagem tão marcante, repleto de ancestralidade e de resistência”, afirmou o carnavalesco, Cahê Rodrigues. “No seu cinquentenário, a Boa Vista decide exaltar a cultura do seu município, levantar a bandeira da arte popular e o Congo por meio da figura de João Bananeira, que é tão curioso, que alegra, que espanta, que diverte e que justificação curiosidade nas pessoas”, completou.
Símbolo de resistência
O personagem João Bananeira é uma figura meão no Carnaval de Congo de Máscaras de Cariacica, representando a resistência cultural e a liberdade dos escravizados. Segundo a tradição, o personagem surgiu durante o período da escravidão, quando pessoas escravizadas se fantasiavam para poder participar das festas sem serem reconhecidas.
A figura tornou-se um patrimônio impalpável da cidade em 2020, registrada por meio dos decretos municipais nº 117 e nº 118, de 3 de julho daquele ano. Além do reconhecimento, o personagem inspira a principal política de incentivo financeiro à cultura no município, a Lei João Bananeira, que realiza o repasse direto de recursos a artistas e produtores culturais locais.
Celebração dos 50 anos
Em comemoração aos seus 50 anos de história, a Independente de Boa Vista participou do projeto Curta a Quarta na última quarta-feira (3), no Meio Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande. No evento, a grémio lançou sua novidade identidade visual e realizou uma apresentação privativo para o público presente.
“A Independente de Boa Vista é um verdadeiro patrimônio cultural de Cariacica e ver a escola lançar sua novidade identidade visual no Curta a Quarta, justamente no ano em que celebra 50 anos, reforça o papel do Meio Cultural uma vez que palco de grandes momentos”, disse a secretária de Cultura do município, Lúcia Dornellas. “O projeto tem esse propósito: valorizar nossa arte, nossa música, nossa história e aproximar a população das diversas expressões culturais que temos na cidade.”
Share this content:



Publicar comentário