House aprova a urgência do projeto de anistia para os golpistas
O plenário da Câmara de Deputados aprovou, na noite de quarta -feira (17), um pedido urgente em prol do projeto de lei (PL) 2162/2023, que concede anistia aos envolvidos nos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Havia 311 votos favoráveis, 163 opostos e 7 abstenções.
O resultado foi amplamente mantido pelos deputados em prol do projeto de lei. Antes do final da votação, os parlamentares contrários à proposta gritaram palavras porquê “sem anistia”.
A decisão de guiar a votação foi tomada pelo prefeito, Hugo Motta (republicanos-PB), depois de se encontrar com líderes do partido antes.
Dois anos e meio detrás, os apoiadores do ex -presidente Jair Bolsonaro previram a sede dos três poderes por não admitir a eleição de Luiz Inacio Lula da Silva.
A emprego urgente acelera o processamento da questão, distribuindo e reduzindo os procedimentos e prazos do regimento. Com isso, o texto pode ser votado diretamente no plenário a qualquer momento, sem precisar passar pelas comissões.
Depois de anunciar o resultado, Motta declarou que o país precisa ser pacificado.
“O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de extinguir o pretérito, mas permitir que o presente se reconcilie e o horizonte seja fundamentado no diálogo e reverência. Há questões urgentes adiante e o país precisa caminhar”.esses.
Motta disse que designará um impulso para o projeto na quinta -feira (18), para que ele articule um texto substituto “Para encontrar o escora da grande maioria da vivenda”.
Anistia
Escrito pelo deputado Marcelo Crivella (republicanos-RJ), o projeto concede anistia “Para os participantes das declarações de motivação política que ocorreram entre 30 de outubro de 2022 e a data de ingresso em vigor da lei”.
Os aliados de Bolsonaro argumentam que a anistia também chega ao ex -presidente, sentenciado pela Suprema Golpe (STF) a mais de 27 anos de prisão, em um julgamento concluído na semana passada.
Share this content:
Publicar comentário