Festival no Espírito Santo produz caipirinha gigante com 300 litros de cachaça
Uma caipirinha de pouco mais de milénio litros foi o destaque do Festival da Cachaça, realizado no último termo de semana em São Roque do Canaã. O evento, de aproximação gratuito, celebrou a produção artesanal da bebida no Espírito Santo, considerado o terceiro maior produtor do país. A programação, que ocorreu no Recinto de Eventos da cidade, reuniu moradores e visitantes com gastronomia, atrações musicais e a preparação da bebida em grande graduação.
Para a produção da maior caipirinha do estado, foram utilizados 200 kg de limões e 300 litros de cachaça fornecida por produtores locais, além de açúcar e gelo. O preparo da bebida aconteceu no final da tarde de sábado (13) e atraiu a atenção do público, que aguardava a degustação.
Toda a estrutura foi montada em extensão coberta no Recinto de Eventos, localizado na Rua João Guerrini, no Bairro Vila Verdejante. O sítio contou com uma rossio gastronômica que oferecia desde comida de boteco a pratos da culinária capixaba, porquê moqueca e torresmo crocante.
“Foi um momento muito importante para São Roque do Canaã, pois o festival promoveu a cultura e a tradição do município e movimentou a economia sítio com o turismo e o consumo de bens e serviços”, destacou Elias Roble Soares, um dos idealizadores do evento. “Aliás, fortaleceu o orgulho da população ao festejar a identidade da cidade. O evento teve grande público, reunindo moradores e visitantes, e confirmou o município porquê um polo de grandes eventos no Espírito Santo”.
A sarau teve início na sexta-feira (12), com apresentações de Welison e Júnior e da dupla Eduardo e Muriel. No sábado (13), a programação músico começou com Sassá & Edimar. Em seguida a preparação da caipirinha gigante, subiu ao palco o cantor Tunico da Vila, fruto de Martinho da Vila, com um repertório de sucessos do pai.
Ainda no sábado, o festival contou com um tributo a Sérgio Reis, realizado pelo músico Paulo Leite. A noite seguiu com os shows de Marcelo Ribeiro & Margem B e de Lucas Viganô & Margem Brutaiada. Para o público infantil, foi instalado um parque de diversões ao lado da extensão principal do evento.
Capital da cachaça
O município de São Roque do Canaã detém o título de Capital Estadual da Cachaça e possui 13 estabelecimentos dedicados à produção artesanal da bebida. Entre eles está a Cachaça Arte Suprema, fundada em 2007 no província de São Bento, uma extensão conhecida porquê Região dos Imigrantes, marcada pela cultivação familiar e por tradições de descendentes europeus.
Share this content:
Publicar comentário