Carregando agora

Lula fala com Donald Trump para videoconferências no meio de tarifas em produtos brasileiros

Lula fala com Donald Trump para videoconferências no meio de tarifas em produtos brasileiros

Lula fala com Donald Trump para videoconferências no meio de tarifas em produtos brasileiros

O presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) falou por videoconferências na segunda -feira (6) com o agente americano Donald Trump, de convénio com as informações obtidas pelo Globe de TV.

A conversa estava programada para as 10h30 e durou aproximadamente meia hora.

Lula conversou com Trump do Palácio de Álvorada, residência solene da presidência, acompanhada pelo vice -presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro Fernando Haddad (quinta), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Sidonio Palmeira (Secom).

A possibilidade de uma reunião entre Lula e Trump foi anunciada no mês pretérito pelo líder dos EUA durante a Assembléia Universal das Nações Unidas (ONU) em Novidade York. A conversa ocorre no meio da taxa, com 50% de sobretaxa para os produtos brasileiros.

O presidente dos Estados Unidos falou logo depois o oração de Lula, e os dois tiveram um breve contato, no qual cumprimentaram e concordaram em falar. Segundo Trump, havia uma boa “química” entre Lula e ele.

Naquela quadra, Lula declarou depois a reunião que “o que parecia impossível não é mais impossível e aconteceu na reunião com Donald Trump durante a Assembléia Universal da ONU e que” pintou uma química “com o presidente dos Estados Unidos.

Os participantes de Lula preferiram um primeiro contato por telefone ou vídeo e, em seguida, fizeram um rosto viável entre os presidentes.

A estratégia permitiria Lula e Trump fazer perguntas e identificar pontos de convergência e divergência nas negociações comerciais. Eles também poderiam estabelecer gradualmente um relacionamento de crédito.

Relacionamento quebrável
O difícil relacionamento de Lula com Trump, já que o presidente dos Estados Unidos foi eleito no final de 2024, torna o trabalho da diplomacia brasileira cautelosa e discreta.

Trump tem uma história de idas e vindas de posições e, de convénio com diplomatas, há temor de se reformar na reunião com Lula, principalmente porque os participantes do líder dos EUA podem tentar perturbar a abordagem entre os presidentes.

Trump determinou a taxa de interferência nos casos de Bolsonaro, mas a pressão não teve efeito. O ex -presidente foi sentenciado pelo Supremo Tribunal Federalista (STF) aos 27 anos e três meses de prisão por uma tentativa de golpe e outros crimes.

Lula reafirmou na ONU que a independência do judiciário e a soberania do Brasil não são questões a serem questionadas.

No entanto, ele reforçou discursos e entrevistas que estão abertos ao diálogo mercantil de Trump. Tópicos uma vez que grande regulamentação tecnológica e exploração de terras raras são de interesse para os americanos.

Tarifa
A taxa anunciada pelo presidente Donald Trump foi anunciada gradualmente e progressivamente durante os meses, que culminou com uma sobretaxa de 50% de 6 de agosto para aproximadamente 36% das vendas estrangeiras para os Estados Unidos.

O representante dos Estados Unidos até citou problemas econômicos, uma vez que um suposto déficit com o Brasil (não existente de convénio com números oficiais), mas também indicou questões políticas relacionadas ao processo contra o ex -presidente Jair Bolsonaro e os “direitos de liberdade de sentença dos cidadãos dos EUA”, entre outros.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário