ES não tem confirmação de intoxicação por metanol, mas monitora três casos suspeitos
O Secretariado da Saúde de Espírito Santo (SESA) relatou, na segunda -feira (06), que não há casos confirmados de intoxicação por metanol no estado. Atualmente, três residentes do município de Serra estão sendo monitorados porquê casos suspeitos depois ingerir álcool, enquanto quatro outras notificações já foram descartadas.
No totalidade, sete casos suspeitos de intoxicação foram notificados nos municípios de Guaçuí, Serra, Viana, Vila velha e Vitória. Desse número, quatro foram descartados e três seguem o monitoramento.
Inicialmente, Sesa relatou que os pacientes em reparo eram da Viana e Vitória. No entanto, uma errata divulgada pelo Secretariado corrigiu as informações, esclarecendo que os três casos de monitoramento são de residentes de Serra. As notificações relacionadas a eles ocorreram ao amanhecer na segunda -feira.
Protocolo de monitoramento
Sesa explica que a notificação de um caso porquê suspeito é realizada mal o paciente entra em um serviço de saúde, público ou privado, com sintomas que podem indicar o problema.
Os três pacientes com Serra sob reparo foram negativos nos exames clínicos. Mesmo assim, um protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde determina que eles devem permanecer sob reparo por 24 horas no serviço de saúde onde foram tratados. Levante procedimento é padrão para situações nas quais a ingestão de álcool seguida de sintomas compatíveis com intoxicação.
Diretrizes para a população
O Secretariado da Saúde aconselha que qualquer pessoa com sintomas porquê tontura, náusea, vômito, visão turva ou dificuldade em respirar depois consumir álcool deve procurar imediatamente um serviço de saúde urgente, porquê uma emergência (PA) ou uma unidade de atendimento de emergência (UPA).
Para obter mais informações e esclarecimentos de dúvidas, a população pode entrar em contato com a informação Espírito Santo e o Núcleo de Assistência Toxicológica (CIATOX-ES). O serviço opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, e a chamada é gratuita em 0800 283 9904. SESA Informações adicionais e notas técnicas estão disponíveis no site solene da Secretaria.
Share this content:
Publicar comentário