Evento em Linhares une verso e debate sobre ocupação urbana e meio envolvente
O coletivo Transvê Poesias realiza, no próximo sábado (11), a 1ª Mediação Poética Outubro Urbano (IPOU) na Terreiro 22 de Agosto, no meio de Linhares. O evento gratuito, que ocorrerá das 9h às 12h, tem porquê objetivo debater a ocupação urbana do município, abordando temas porquê impactos ambientais, segregação espacial e o apagamento de populações ribeirinhas. A programação é ocasião a todas as idades e contará com atividades interativas e um tela com especialistas.
A iniciativa faz segmento da programação do Rodeio Urbano 2025, realizado pelo Ministério das Cidades em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat). A lanço de Linhares é organizada pelo coletivo Transvê Poesias, coordenado por Anderson Marta Valfré.
O foco do evento é a estudo sátira sobre a ocupação de Linhares, o maior município em extensão territorial do Espírito Santo. A descrição da mediação aponta as contradições locais, que incluem o reconhecimento pela produção agrícola de exportação e os impactos socioambientais sofridos pela bacia do Rio Gulodice em seguida a chegada de rejeitos de minério da mineradora Samarco em 2015. Segundo a organização, a dinâmica urbana opera “pelas lentes da segregação espacial e do apagamento das populações ribeirinhas”.
Programação detalhada
As atividades terão início às 9h com um piquenique coletivo, que terá orientação técnica sobre práticas sustentáveis e a sazonalidade dos mantimentos. Às 9h30, os participantes poderão participar da confecção de “Garrafas Poéticas”, uma oficina onde poemas autorais, enviados previamente, serão colados e ornamentados em garrafas long neck recicladas.
A partir das 10h, ocorrerá a Mediação Poética, com a distribuição e instalação das garrafas pela Terreiro 22 de Agosto. As peças poderão ser levadas gratuitamente por qualquer pessoa que passar pelo lugar.
Às 11h, terá início o tela “Linhares no Outubro Urbano”, que encerrará a programação. O debate abordará desigualdades, territórios, natureza e populações resilientes, com a participação de duas pesquisadoras que se dedicam ao tema no município. O fechamento está previsto para as 12h.
Debate com especialistas
O tela contará com a presença de Érika Duarte Baiôco e Zanandra Falcão.
Érika Baiôco é professora formadora da superfície de Geografia na rede municipal de Linhares. Ela coordena projetos de instrução ambiental, porquê o “Pequeno Guarda-Parque”, e iniciativas que promovem visitas de estudantes a pontos históricos e geográficos da cidade para fortalecer o vínculo dos alunos com o território.
Zanandra Falcão é arquiteta e urbanista, graduada pela Universidade Federalista do Espírito Santo (UFES) em 2022 e rabi (2025) e doutoranda pelo mesmo programa. Ela apresentará sua pesquisa de Trabalho de Epílogo de Curso, intitulada “Miga invisível: Segregação socioespacial e desigualdade na cidade de Linhares-ES”.
Inscrições e participação
A participação na 1ª IPOU é gratuita, mas requer letreiro prévia por meio deste link. O período para se inscrever vai de 29 de setembro a 9 de outubro de 2025. O evento ocorrerá de forma presencial na Terreiro 22 de Agosto, ao lado da Vivenda da Câmara – SERLIHGES, e não haverá transmissão ao vivo.
A equipe organizadora é composta por Anderson Marta Valfré (Organizador), Ana Beatriz Moreto do Vale (Coorganizadora) e conta com o escora técnico de Nicolas Santana, Wanderlei Ferreira Araújo (Informação Institucional), Maria Eduarda (Fotógrafa) e Marisa Paula Dias do Vale (Nutricionista).
Share this content:
Publicar comentário