Carregando agora

Bella Nogueira leva história de Linhares para palco internacional da 1ª Flinc

Bella Nogueira leva história de Linhares para palco internacional da 1ª Flinc

Bella Nogueira leva história de Linhares para palco internacional da 1ª Flinc

A multiartista e produtora Bella Nogueira é a única escritora a simbolizar Linhares na primeira edição da Sarau Literária Internacional Capixaba (Flinc), que começa nesta sexta-feira (10) em Vila Velha. Ela participará do evento neste domingo (12), com uma sessão de autógrafos do seu livro infantojuvenil “Redescobrindo Linhares: Uma Viagem No Tempo!”. A participação procura dar visibilidade à produção literária do interno do estado e compartilhar a história do município com um público diversificado.

Questionada sobre o sentimento de ser a única representante do município no evento, ela detalha:

“É sempre uma alegria simbolizar Linhares em qualquer vista da minha estirão artística, que começou na música. Sou muito apaixonada pela minha cidade e pelas minhas origens. Poder simbolizar nossa literatura num evento dessa magnitude me honra e traz um sentimento de responsabilidade, por fim, temos muitos autores esplêndidos na cidade. É realmente um privilégio para mim.”

Obra celebra identidade linharense
O livro que Bella Nogueira apresenta na Flinc é fruto de cinco anos de pesquisa sobre a história de Linhares. A obra de 152 páginas, voltada para o público infantojuvenil e ilustrada por Fernanda Segolin, narra uma viagem no tempo ficcional, mas leal a fatos e personagens históricos do município.

Sobre a influência de levar essa narrativa a um palco internacional, a escritora destaca:

“‘Redescobrindo Linhares: Uma Viagem No Tempo!’ é uma celebração da cultura e da identidade da cidade e dos linharenses. Demorei cinco anos para concluir as pesquisas e gerar o enredo que talinga toda essa rica história, ilustrada e apresentada com uma linguagem atual e alcançável para o público infantojuvenil. Compartilhar essa obra em uma feira que promove trocas tão preciosas, com leitores, autores e editoras de todo o mundo, é um feito enorme que a Flinc proporciona aos autores capixabas. Mostrar o quanto Linhares é apaixonante em um palco porquê esse é realmente um sonho!”

Visibilidade para o interno
A participação na Flinc também levanta um debate sobre os desafios enfrentados por autores de fora da Grande Vitória para lucrar destaque. Bella Nogueira comenta sobre essa jornada e o papel de eventos porquê a Sarau Literária:

“A escrita em si é uma arte desafiadora para aqueles que desejam persegui-la porquê curso. Você precisa ter um repertório grande e diverso, pesquisar muito, destinar um tempo considerável na produção dos textos e tudo isso com raros incentivos. Quando a gente fala dos interiores, não só cá no nosso estado, os acessos são ainda mais escassos. Aliás, imprimir um livro requer um investimento considerável e os investimentos são muitos no processo de publicação. Vencer tudo isso e ainda conseguir espaço é uma verdadeira jornada.”

Apesar dos obstáculos, a escritora ressalta o papel fundamental de iniciativas que buscam virar esse cenário. “Por sorte, existem feiras porquê a Flinc, que existem justamente para oportunizar esses lugares de visibilidade aos que mais precisam dela. Por isso deve ser muito celebrada. Torço para que ela inspire mais e mais eventos voltados para fortalecer e jogar luz à literatura capixaba, que é apaixonante”, conclui.

A programação do evento reúne nomes porquê o repórter angolano Pepetela, a ativista indígena Geni Nuñez e o cartunista carioca André Dahmer. Estar ao lado de figuras que admira é considerado por ela um marco importante:

“Autores porquê esses nos atravessam, provocam e instigam. São veículos potentes de ideias! Geni Nuñez é uma grande referência, assim porquê estou ansiosa para saber Pepetela e André Dahmer, cujas tirinhas, textos e ilustrações acompanho há anos com enorme prazer. Ter a oportunidade de conceber uma programação com escritores e pensadores desse calibre incentiva meu trabalho e me dá motivos para confiar que posso ocupar espaços assim.”

No invitação aos leitores, a autora destaca a data:

“Principalmente por tombar no Dia das Crianças, convido todos a levarem seus pequenos! Deixo também meu amplexo à redação deste importante veículo, que sempre recebe minhas artes de portas abertas. Espero vocês na Flinc!”

Serviço – Sessão de autógrafos do livro Redescobrindo Linhares: Uma Viagem No Tempo!
Quando: Domingo, 12 de outubro, das 10h às 11h
Onde: Tenda de Lançamentos da 1ª Flinc – Parque Cultural Moradia do Governador, Praia da Costa, Vila Velha

manancial

Share this content:

Publicar comentário