Carregando agora

Festival de Teatro transforma Grande Vitória em palco com 26 espetáculos gratuitos

Festival de Teatro transforma Grande Vitória em palco com 26 espetáculos gratuitos

Festival de Teatro transforma Grande Vitória em palco com 26 espetáculos gratuitos

A capital do Espírito Santo se transforma em um grande palco cultural com a 21ª edição do Festival Pátrio de Teatro Cidade de Vitória (FENATEVI), que começou na segunda-feira (13) e segue até o dia 21 de outubro. O evento oferece ao público uma programação gratuita com 26 espetáculos de companhias locais, nacionais e internacionais, além de atividades formativas. As apresentações ocorrem em diversos espaços da Grande Vitória, buscando democratizar o chegada às artes cênicas.

Programação diversificada e alcançável
A programação desta edição é composta por 12 espetáculos nacionais, 12 capixabas e dois internacionais, de Moçambique e da Argentina. Além das peças, o festival promove atividades paralelas para formação e intercâmbio cultural, incluindo quatro peças da Mostra Vera Viana, três da Mostra Estudantil, sete oficinas, uma mesa de debate, dois lançamentos de livros e a exibição de um documentário na sessão Cine em Cena.

Nesta terça-feira (14): Do sertão à África
O dia começa às 15h com o clássico de Ariano Suassuna, “O Santo e a Porca”, na Mansão da Música Sônia Cabral. À noite, às 19h, a atriz Leona Cavalli estrela “Preconização da Loucura” no Teatro Sesi. Às 20h, a Sônia Cabral recebe a performance “Mensagens de Moçambique”, e, às 21h, o Teatro Universitário da Ufes é palco de “Teoria King Kong”, do Rio de Janeiro.

Quarta-feira (15): Estrela pátrio e ciência argentina
Andrea Beltrão apresenta o espetáculo “Lady Tempestade” às 20h, no Teatro Sesc Glória, refletindo sobre a memória da ditadura. No mesmo dia, às 19h, a Mansão da Música Sônia Cabral recebe o bio-musical científico “Christiane”, da Argentina, que narra a história de uma pioneira na pesquisa sobre leucemia.

Quinta-feira (16): Othon Bastos e teatro para todos
O ator Othon Bastos sobe ao palco do Teatro Sesc Glória, às 20h, para descrever sua trajetória em “Não Me Entrego, Não!”. A quinta-feira também suplente programação para crianças em Cariacica, com “João e Maria” às 9h e 15h, e uma adaptação de Samuel Beckett, “F.I.M. Teatro Inclusivo”, com uma atriz com deficiência visual, na Sala Milson Henriques.

Término de semana (17 a 19): Ruas, sensações e monólogos
A programação se intensifica na sexta, sábado e domingo. O teatro de rua marca presença com “Capixaba, Eu?”, em Viana (17), e com a sátira política “Ubu: O que bom tem que continuar!” na Terreiro do Hi-Fi (17) e no Parque Moscoso (18). O público poderá viver uma experiência sensorial com “Teatro do Breu” (19), espetáculo que acontece no escuro inteiro. O termo de semana também é palco de monólogos porquê “Ossada” (18), com Ester Laccava, e “Pequeno Monstro” (19), com Silvero Pereira, que aborda memórias da puerícia LGBTQIA+.

Reta final (20 e 21): Musicais e clássicos na rossio
Na segunda-feira, a programação infantil continua com “Mary Poppins, O Músico” e “Os Irmãos de Papel”. À noite, a Terreiro Costa Pereira recebe “A Charanga dos Proscritos”, inspirada em “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell. O festival se encerra na terça-feira com espetáculos porquê “Os Fuzis de Teresa Carrar”, também na rossio.

Toda a programação do festival é gratuita. Para as apresentações em teatros e espaços fechados, os ingressos devem ser retirados na bilheteria do lugar com uma hora de antecedência. A ingresso é sujeita à lotação e não será permitida em seguida o início dos espetáculos.

O FENATEVI 2025 é uma realização da Associação Cultural Uma Floresta – Basta Uma Semente e do Governo Federalista, por meio do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. O festival conta com patrocínio da Petrobras, promoção da TV Publicação e parcerias culturais do SESC Espírito Santo, Teatro Universitário, entre outros. A produção é da Ratimbum Produções de Artes.

Serviço – 21ª Edição do Festival Pátrio de Teatro Cidade de Vitória (FENATEVI 2025)
Quando: 13 a 21 de outubro de 2025
Onde: Diversos teatros e espaços culturais da Grande Vitória
Chegada: Todas as atividades são gratuitas. Ingressos para espetáculos em locais fechados devem ser retirados na bilheteria com 1 hora de antecedência, sujeitos à lotação.

manancial

Share this content:

Publicar comentário