Festival de Teatro transforma Grande Vitória em palco com 26 espetáculos gratuitos
A capital do Espírito Santo se transforma em um grande palco cultural com a 21ª edição do Festival Pátrio de Teatro Cidade de Vitória (FENATEVI), que começou na segunda-feira (13) e segue até o dia 21 de outubro. O evento oferece ao público uma programação gratuita com 26 espetáculos de companhias locais, nacionais e internacionais, além de atividades formativas. As apresentações ocorrem em diversos espaços da Grande Vitória, buscando democratizar o chegada às artes cênicas.
Programação diversificada e alcançável
A programação desta edição é composta por 12 espetáculos nacionais, 12 capixabas e dois internacionais, de Moçambique e da Argentina. Além das peças, o festival promove atividades paralelas para formação e intercâmbio cultural, incluindo quatro peças da Mostra Vera Viana, três da Mostra Estudantil, sete oficinas, uma mesa de debate, dois lançamentos de livros e a exibição de um documentário na sessão Cine em Cena.
Nesta terça-feira (14): Do sertão à África
O dia começa às 15h com o clássico de Ariano Suassuna, “O Santo e a Porca”, na Mansão da Música Sônia Cabral. À noite, às 19h, a atriz Leona Cavalli estrela “Preconização da Loucura” no Teatro Sesi. Às 20h, a Sônia Cabral recebe a performance “Mensagens de Moçambique”, e, às 21h, o Teatro Universitário da Ufes é palco de “Teoria King Kong”, do Rio de Janeiro.
Quarta-feira (15): Estrela pátrio e ciência argentina
Andrea Beltrão apresenta o espetáculo “Lady Tempestade” às 20h, no Teatro Sesc Glória, refletindo sobre a memória da ditadura. No mesmo dia, às 19h, a Mansão da Música Sônia Cabral recebe o bio-musical científico “Christiane”, da Argentina, que narra a história de uma pioneira na pesquisa sobre leucemia.
Quinta-feira (16): Othon Bastos e teatro para todos
O ator Othon Bastos sobe ao palco do Teatro Sesc Glória, às 20h, para descrever sua trajetória em “Não Me Entrego, Não!”. A quinta-feira também suplente programação para crianças em Cariacica, com “João e Maria” às 9h e 15h, e uma adaptação de Samuel Beckett, “F.I.M. Teatro Inclusivo”, com uma atriz com deficiência visual, na Sala Milson Henriques.
Término de semana (17 a 19): Ruas, sensações e monólogos
A programação se intensifica na sexta, sábado e domingo. O teatro de rua marca presença com “Capixaba, Eu?”, em Viana (17), e com a sátira política “Ubu: O que bom tem que continuar!” na Terreiro do Hi-Fi (17) e no Parque Moscoso (18). O público poderá viver uma experiência sensorial com “Teatro do Breu” (19), espetáculo que acontece no escuro inteiro. O termo de semana também é palco de monólogos porquê “Ossada” (18), com Ester Laccava, e “Pequeno Monstro” (19), com Silvero Pereira, que aborda memórias da puerícia LGBTQIA+.
Reta final (20 e 21): Musicais e clássicos na rossio
Na segunda-feira, a programação infantil continua com “Mary Poppins, O Músico” e “Os Irmãos de Papel”. À noite, a Terreiro Costa Pereira recebe “A Charanga dos Proscritos”, inspirada em “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell. O festival se encerra na terça-feira com espetáculos porquê “Os Fuzis de Teresa Carrar”, também na rossio.
Toda a programação do festival é gratuita. Para as apresentações em teatros e espaços fechados, os ingressos devem ser retirados na bilheteria do lugar com uma hora de antecedência. A ingresso é sujeita à lotação e não será permitida em seguida o início dos espetáculos.
O FENATEVI 2025 é uma realização da Associação Cultural Uma Floresta – Basta Uma Semente e do Governo Federalista, por meio do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. O festival conta com patrocínio da Petrobras, promoção da TV Publicação e parcerias culturais do SESC Espírito Santo, Teatro Universitário, entre outros. A produção é da Ratimbum Produções de Artes.
Serviço – 21ª Edição do Festival Pátrio de Teatro Cidade de Vitória (FENATEVI 2025)
Quando: 13 a 21 de outubro de 2025
Onde: Diversos teatros e espaços culturais da Grande Vitória
Chegada: Todas as atividades são gratuitas. Ingressos para espetáculos em locais fechados devem ser retirados na bilheteria com 1 hora de antecedência, sujeitos à lotação.
Share this content:
Publicar comentário