Carregando agora

Moraes ordena reabertura de investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

Moraes ordena reabertura de investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

Moraes ordena reabertura de investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), autorizou nesta quinta-feira (16) a reabertura do questionário da Polícia Federalista (PF) que investiga a suposta interferência do ex-presidente Jair Bolsonaro na instituição. A decisão atende a um pedido feito nesta quarta-feira (15) pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

O caso havia sido arquivado em março de 2022, ainda durante o governo Bolsonaro, posteriormente a própria PF concluir que não houve interferência política.

A investigação começou depois que o logo ministro da Justiça, Sergio Moro, renunciou ao função e acusou o ex-presidente de tentar interferir na corporação ao trocar o logo diretor-geral, Maurício Valeixo, por ele indicado.

No pedido de reabertura, Gonet sustenta que, no dia 22 de abril de 2020, Bolsonaro enviou mensagem a Moro confirmando a exoneração de Valeixo. No dia seguinte, o ex-presidente compartilhou notícias sobre as investigações da PF contra deputados aliados. Para o procurador-geral, os fatos justificam uma novidade investigação para apurar se houve interferência “efetiva” na Polícia Federalista.

A novidade período da investigação, segundo a PGR, deve apurar a relação da suposta interferência em outras investigações, porquê a do “Abin Paralela”, a disseminação de desinformação e a utilização da estrutura do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) numa suposta trama golpista.

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário