OperaES ultrapassa marca de 900 cirurgias eletivas em outubro
Ao longo do mês de outubro, o Programa Estadual de Redução de Filas e Tempos de Espera em Cirurgias Eletivas (OperaES), da Secretaria de Saúde (Sesa), realizou 919 procedimentos de setentrião a sul do Estado. Só no último sábado (25), foram 177 cirurgias. O programa amplia a oferta de cirurgias aos finais de semana e em horários estendidos, a partir das 17h, durante todo o mês.
As cirurgias ocorreram em 16 unidades hospitalares, sendo 10 da rede própria e seis da rede contratada. As ações abrangeram as especialidades de pequenas cirurgias, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, cirurgia universal, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, urologia, além de cirurgias pediátricas e oncológicas.
“Esta é mais uma ação importante dentro do nosso esforço contínuo para prometer que os capixabas tenham entrada mais rápido e digno aos procedimentos cirúrgicos, pois sabemos o quanto uma espera prolongada pode impactar a vida de uma pessoa e de sua família”destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
A subsecretária de Estado da Saúde, Carolina Sanches, que acompanhou as ações no sábado, destacou que a realização de cirurgias eletivas nos finais de semana e em horário estendido tem apresentado resultados positivos.
“A ampliação da oferta tem permitido otimizar a utilização da estrutura hospitalar e das equipes de saúde, garantindo que mais pacientes sejam atendidos em menos tempo. É um esforço conjunto de toda a rede estadual, o que demonstra o comprometimento da gestão com o atendimento e resolutividade dos serviços prestados à população”ele explicou.
Dados do OperaES
De janeiro até esta terça-feira (28), foram realizadas 138,8 milénio cirurgias eletivas em todo o Estado por meio do programa.
Atualmente, 19.678 pacientes possuem Autorização de Internação Hospitalar (AIH) emitida para realização de procedimentos cirúrgicos. Desse totalidade, 2.310 não possuem telefone de contato válido, o que pode atrasar o agendamento.
“É fundamental que o cidadão mantenha o seu cadastro atualizado, com telefone e endereço corretos, para que o serviço de saúde possa contatá-lo. A atualização pode ser feita na unidade de saúde mais próxima ou através da Integra Saúde”aconselhou Carolina Sanches.
O cadastro pode ser atualizado continuamente na plataforma Integra Saúde Capixaba, disponível via celular ou computador. Para isso, é necessário ter uma conta no Chegada Cidadão e acessar o endereço integra.saude.es.gov.br. Na página inicial, basta clicar em “Meu Perfil” para atualizar suas informações.
Share this content:



Publicar comentário