Hospital no ES recebe tomógrafo com IA para exames mais rápidos e seguros
O Governo do Estado deu um passo importante para a saúde pública do Espírito Santo com a obtenção de um tomógrafo para o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba). O investimento de R$ 2,5 milhões oferece tecnologia de ponta para a realização dos mais diversos exames, desde tomografia de crânio até angiotomografia cardíaca.
Com capacidade para 125 milénio exames por mês, o equipamento se destaca pelo supino desempenho, qualidade de imagem superior e uso de Lucidez Sintético (IA) para diagnósticos mais precisos, rápidos e seguros.
O tomógrafo Canon, protótipo Aquilion Serve, com 80 canais, permite a realização de exames com imagens nítidas e em subida definição, com auxílio de IA para redução de ruídos. “Com o uso da IA, conseguimos realizar exames com maior desembaraço e segurança, reduzindo significativamente a ração de radiação ao paciente”comemorou o supervisor de Radiologia do Himaba, Aloisio Cunha.
Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, o investimento representa um progressão não só em tecnologia, mas também em saúde. “Esse tomógrafo veio para salvar vidas. O Himaba é referência em subida dificuldade para todo o Estado e até mesmo para pacientes de outros estados, porquê Bahia e Minas Gerais. Ter esse equipamento disponível 24 horas por dia, dentro da própria unidade, pode fazer a diferença entre a vida e a morte em casos críticos, porquê os cardiopatas. Cada minuto conta”esses.
Além da tecnologia de ponta, a humanização é um dos pontos observados no planejamento e instalação do tomógrafo. A sala foi decorada com temática espacial, onde astronautas e estrelas ajudam a transformar o momento do vistoria em uma experiência lúdica e acolhedora. O design do equipamento também privilegia o conforto, pois o aparelho possui túnel mais largo, o que diminui a sensação de claustrofobia, e a mesa com profundidade regulável facilita o aproximação de crianças e pacientes com mobilidade reduzida.
Assistência segura
Para operar os novos equipamentos foram contratados quatro técnicos especializados em exames de subida dificuldade. Além da perceptibilidade sintético, recursos porquê câmera integrada auxiliam no posicionamento correto do paciente e ajudam a reduzir a premência de repetição de exames por erros de posicionamento.
“As imagens nítidas e de subida definição, com auxílio de perceptibilidade sintético, também permitirão a detecção de arritmias cardíacas, favorecendo diagnósticos mais assertivos”pontuou o diretor-geral da Himaba, Claudio Amorim.
Share this content:



Publicar comentário