Grammy Latino 2025: Liniker vence 3 prêmios e Brasil se destaca; veja vencedores
O artista porto-riquenho Bad Bunny foi o principal nome da 26ª edição do Grammy Latino, ao vencer a categoria de Álbum do Ano por “Debí Tirar Más Fotos”. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (13), em Las Vegas, nos Estados Unidos, e também premiou Karol G com a Cantiga do Ano por “Si Antes Te Hubiera Conocido”. Diversos artistas brasileiros foram premiados, com destaque para Liniker, que levou três troféus, e para João Gomes e Luedji Luna, que conquistaram seus primeiros gramofones.
A cerimônia principal, realizada no MGM Grand Garden Redondel, consagrou Bad Bunny em um totalidade de cinco categorias. Além de Álbum do Ano, ele venceu Melhor Álbum de Música Urbana (por “Debí Tirar Más Fotos”), Melhor Versão em Reggaeton (“Voy a Llevarte pa Pr”) e Melhor Versão Urbana ou Fusão Urbana (“DTMF”).
Alejandro Sanz conquistou o prêmio de Melhor Gravação do Ano por “Palmeras en el Jardin”. Em seu oração, o artista celebrou a música hispânica. Karol G, ao receber o prêmio de Cantiga do Ano, falou sobre a valor da paixão pela música e da decisão de ouvir menos as opiniões dos outros.
Destaques brasileiros
A cantora paulistana Liniker foi o destaque vernáculo na premiação. Ela venceu todas as três categorias em Língua Portuguesa que disputava: Melhor Cantiga (“Veludo Marrom”), Melhor Versão Urbana (“Caju”) e Melhor Álbum Pop Contemporâneo (também por “Caju”). Liniker estava indicada em um totalidade de sete categorias, incluindo as principais da noite (Álbum, Cantiga e Gravação do Ano).
A noite também foi um marco para João Gomes, que venceu seu primeiro Grammy na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa pelo projeto “Dominguinho”, gravado ao lado de Jota.pê e Mestrinho. Luedji Luna também foi premiada pela primeira vez, vencendo porquê Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira com o disco “Um Mar para Cada Um”.
Entre os veteranos, a dupla Chitãozinho & Xororó venceu seu sétimo gramofone de ouro, na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja por “José & Durval”. “Estamos muito honrados por sermos premiados pela sétima vez, é um duelo renovarmos a nossa curso e dividirmos a música sertaneja com tantos artistas talentosos também”, declarou Xororó.
Hamilton de Holanda foi premiado na categoria de Melhor Álbum de Jazz por “Hamilton de Holanda Trio Live in NYC”, em um empate com o cubano Chucho Valdés. Outros brasileiros vitoriosos foram a orquestra BaianaSystem (Melhor Álbum de Rock ou de Música Opção em Língua Portuguesa por “O Mundo Dá Voltas”) e o grupo Sorriso Maroto (Melhor Álbum de Samba/Pagode).
A maior segmento dos troféus foi entregue durante a première, a primeira segmento do evento, realizada na tarde de quinta-feira no Mandalay Bay South Convention Center. Esta cerimônia foi apresentada por Tiago Iorc e Kany García e transmitida pelo YouTube. Nela, Liniker apresentou a música “Negona dos Olhos Terríveis”.
A cerimônia principal, com a entrega dos principais prêmios, começou às 21h (horário lugar) no MGM Grand Garden Redondel.
Vencedores
Categorias Principais
Álbum do Ano: “Debí Tirar Más Fotos” – Bad Bunny
Cantiga do Ano: “Si Antes Te Hubiera Conocido” – Karol G
Gravação do Ano: “Palmeras en el Jardín” – Alejandro Sanz
Melhor Álbum de Música Urbana: “Debí Tirar Más Fotos” – Bad Bunny
Melhor Cantiga Pop: “El Día del Colega” – CA7RIEL & Paco Amoroso
Categorias de Língua Portuguesa
Melhor Álbum de Música Cristã: “Memóri4s (Ao Vivo)” – Eli Soares
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo: “Caju” – Liniker
Melhor Álbum de Rock ou de Música Opção: “O Mundo Dá Voltas” – Baianasystem
Melhor Versão Urbana: “Caju” – Liniker
Melhor Álbum de Samba/Pagode: “Sorriso Eu Sabor No Pagode Vol. 3 – Homenagem Ao Fundo De Quintal (Gravado Em Londres)” – Sorriso Maroto
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira: “Um Mar Pra Cada Um” – Luedji Luna
Melhor Álbum de Música Sertaneja: “José & Durval” – Chitãozinho & Xororó
Melhor Álbum de Música de Raízes: “Dominguinho” – João Gomes, Mestrinho e Jota.pê
Melhor Cantiga em Língua Portuguesa: “Veludo Marrom” – Liniker
Share this content:



Publicar comentário