Governo começa a partilhar vacina contra o vírus sincicial respiratório
O Ministério da Saúde começa a partilhar nacionalmente, nesta terça-feira (2), o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O primeiro lote, com 673 milénio doses, será enviado a todas as unidades da federação para imunização gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desse totalidade inicial, o Espírito Santo receberá 13.935 doses.
O grupo prioritário são as gestantes a partir da 28ª semana de prenhez. O ministério informa que não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar uma ração única a cada novidade gravidez.
Em nota, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca a proteção de gestantes e bebês. “A chegada desta vacina é uma novidade e reforça o compromisso do SUS com a prevenção e o desvelo integral às famílias brasileiras”ele afirmou.
Mirar
O foco é proteger os bebês, reduzindo os casos de bronquiolite em recém-nascidos. Nesse período, os bebês ficam mais vulneráveis a desenvolver as formas mais graves da infecção, que levam à hospitalização.
Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 milénio casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por VSR.
Os resultados do estudo Matisse ({sigla} em inglês para Maternal Immunization Study for Safety and Efficacy) confirmam o mercê da vacinação.
Onde ser vacinado
A gestão dos estoques de vacinas recebidas é de responsabilidade das secretarias de saúde dos estados e municípios, que poderão iniciar imediatamente a vacinação nos postos de saúde das unidades básicas de saúde (UBSs).
O Ministério da Saúde promete prometer o provisão necessário para a realização das estratégias locais de vacinação.
Nas UBSs, a orientação para as equipes é verificar e atualizar a situação vacinal das gestantes, incluindo as imunizações contra influenza e covid-19, uma vez que a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) pode ser administrada simultaneamente a esses imunizantes.
Doses
O Ministério da Saúde adquiriu 1,8 milhão de doses da vacina, incluindo as entregas a partir do início de dezembro. O restante seguirá o calendário acordado pela secretaria com estados e municípios.
O Província Federalista é a primeira unidade da federação a receber as doses. Os demais recebem até quarta-feira (3).
Fabricação pátrio
Na rede privada, a vacina pode custar até R$ 1.500.
A incorporação da vacina ao SUS foi provável depois um entendimento entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor da vacina, que garantiu a transferência de tecnologia para o Brasil.
Com isso, o país poderá fabricar a vacina, ampliando a autonomia da população e o entrada a essa proteção contra o vírus.
Bronquiolite
A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que se manifesta de forma grave, principalmente em crianças até 2 anos e também em idosos, causando dificuldade para respirar e podendo levar à morte.
A doença é caracterizada pela inflamação dos bronquíolos, ramos finos que transportam oxigênio para os alvéolos dos pulmões.
Os sintomas geralmente aparecem gradualmente, até seis dias depois a infecção. Entre as principais estão: obstrução nasal; corrimento nasal evidente; dificuldade em respirar; tosse; respiração rápida e chiado no peito e febre. Em situações mais graves podem ocorrer cianose (roxo dos lábios e extremidades) e pausas respiratórias.
Não existe medicamento que cure diretamente a infecção viral, ou seja, que mate o vírus ou esvazie imediatamente o pulmão. Geralmente, o tratamento dos sintomas visa estribar as funções vitais das crianças, mantê-las respirando muito, confortáveis e hidratadas.
Share this content:



Publicar comentário