Carregando agora

Wagner Moura e ‘O Agente Secreto’ são indicados ao Mundo de Ouro 2026

Wagner Moura e 'O Agente Secreto' são indicados ao Globo de Ouro 2026

Wagner Moura e ‘O Agente Secreto’ são indicados ao Mundo de Ouro 2026

A organização do Mundo de Ouro anunciou, na manhã desta segunda-feira (8), os indicados para a 83ª edição da premiação, que celebra os destaques do cinema e da televisão. O filme brasiliano “O Agente Secreto” conquistou três indicações, incluindo a disputa na categoria principal de Melhor Filme Dramático e a nomeação de Wagner Moura para Melhor Ator em Filme Dramático.

O longa-metragem, dirigido por Kleber Mendonça Rebento, também concorre à estatueta de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. A cerimônia de entrega dos prêmios está agendada para o dia 11 de janeiro de 2026, um domingo, no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Nikki Glaser.

Confira as indicações

Melhor ator em filme – drama
Joel Edgerton, “Train Dreams”
Oscar Isaac, “Frankenstein”
Dwayne Johnson, “The Smashing Machine”
Michael B. Jordan, “Pecadores”
Wagner Moura, “O Agente Secreto”
Jeremy Allen White, “Springsteen: Deliver Me from Nowhere”

Melhor filme de drama
“Frankenstein”
“Hamnet”
“Foi Somente um Acidente”
“O Agente Secreto”
“Valor Sentimental”
“Pecadores”

Melhor filme em língua não-inglesa
“O Agente Secreto”
“Valor Sentimental”
“Foi Somente um Acidente”
“No Other Choice”
“Sirat”
“A Voz de Hind Rajab”

Sinopse e trajetória de prêmios
“O Agente Secreto” narra a história de um professor universitário que foge de São Paulo em seguida um desentendimento com um empresário. O protagonista retorna ao Recife, sua cidade natal, onde adota um nome falso e passa a viver escondido para prometer sua segurança.

A produção chega ao Mundo de Ouro com um histórico de reconhecimento internacional, somando mais de 20 prêmios desde sua primeira exibição em Cannes, em maio, onde venceu nas categorias de melhor ator (Moura) e melhor diretor (Mendonça Rebento).

No último domingo (7), a obra foi eleita Melhor Filme Internacional pela Los Angeles Film Critics Association e ficou na segunda colocação na categoria universal de Melhor Filme, superada somente por “Uma Guerra Posteriormente a Outra”. Recentemente, o longa também foi premiado pelo New York Film Critics Circle, o grupo de críticos mais vetusto dos Estados Unidos, porquê Melhor Filme Internacional e Melhor Ator. Ou por outra, na semana passada, recebeu duas indicações ao Critics Choice Awards 2026.

Histórico brasiliano na premiação
A presença brasileira na lista de indicados ocorre um ano em seguida um feito histórico para o cinema pátrio. Na edição passada, realizada em 5 de janeiro de 2025, Fernanda Torres tornou-se a primeira brasileira a vencer a categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.

Torres foi premiada por sua atuação em “Ainda Estou Cá”, dirigido por Walter Salles. No filme, ela interpretou Eunice Paiva, mulher que buscou por 40 anos a verdade sobre o desaparecimento do marido durante a ditadura militar. Na ocasião, a atriz superou concorrentes porquê Nicole Kidman e Angelina Jolie. Em seu exposição, dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, que havia sido indicada à mesma premiação 25 anos antes por “Médio do Brasil”.

nascente

Share this content:

Publicar comentário