Carregando agora

Ministro Gilmar Mendes altera decisão sobre impeachment posteriormente pedido do Senado

Ministro Gilmar Mendes altera decisão sobre impeachment após pedido do Senado

Ministro Gilmar Mendes altera decisão sobre impeachment posteriormente pedido do Senado

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), decidiu nesta quarta-feira (10) suspender parcialmente sua própria decisão na qual entendia que unicamente a Procuradoria-Universal da República (PGR) pode apresentar pedidos de impeachment contra membros da Golpe.

Mendes acatou o pedido do Ministério Público do Senado para suspender a decisão pelo menos até que o Congresso vote uma atualização da Lei do Impeachment.

Na decisão, o ministro justifica que o Senado retomou o debate sobre a atualização da Lei do Impeachment, argumentando que ao continuar nas discussões do PL 1.388/2023, do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a Câmara abriu o diálogo institucional com o STF.

Portanto, na opinião do ministro, deveria ser suspensa a secção da decisão que entendia que unicamente a PGR pode pedir o impeachment dos ministros da Golpe.

“Entendo que o profícuo debate legislativo em curso evidencia a possibilidade de guarida parcial das reivindicações formuladas pelo Senado Federalista. No nível do Parlamento, a questão relativa à legitimidade da apresentação de denúncia pela prática de transgressão de responsabilidade por membros do Poder Judiciário adquiriu, posteriormente a decisão que proferi, contornos próprios, merecendo um vistoria melindroso e aprofundado por secção dos membros do Congresso Pátrio”, Mendes disse.

A secção da decisão que trata do quórum para votação do impeachment no Senado foi mantida pelo ministro. Nesse trecho, Mendes disse que o quórum deve ser de dois terços e não de maioria simples.

Gilmar Mendes também decidiu levar o caso a julgamento pessoalmente. A data ainda será definida.

O referendo sobre a primeira medida cautelar que suspendeu secção da lei seria julgado em plenário virtual nesta sexta-feira (12).

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário