Presa na Itália, procuração de Carla Zambelli é mantido pelo plenário da Câmara
O plenário da Câmara dos Deputados manteve, na madrugada desta quinta-feira (11), o procuração da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
Foram 227 votos em prol do impeachment e 170 contra, sem atingir a maioria absoluta de 257 parlamentares.
Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por participação na invasão do sistema CNJ (Recomendação Vernáculo de Justiça). Desde julho, a deputada está presa na Itália, para onde fugiu em seguida a pena.
Antes da estudo em plenário, o caso foi votado na CCJ (Percentagem de Constituição e Justiça), que aprovou a revogação. No colegiado, o parecer inicial do relator, deputado Diego García (Republicanos-PR), foi arquivístico.
O relatório, porém, foi rejeitado e a percentagem votou novo parecer do deputado Claudio Cajado (PP-BA) favorável à perda do procuração.
Em sua opinião, Cajado argumentou que “manter o procuração de uma parlamentar que ficará fisicamente impedida de comparecer ao plenário, de participar de comissões, de receber seus constituintes e de exercitar a fiscalização presencial dos atos do Executivo seria gerar uma ficção jurídica”.
Ressaltou ainda que a perda do procuração, neste caso, é “premência político-administrativa de vazar a vaga e permitir a convocação do suplente, restabelecendo a plena representação popular daquele Estado”.
Share this content:



Publicar comentário