Wagner Moura entra na lista das melhores atuações de 2025 do New York Times
O ator brasílio Wagner Moura foi incluído na lista das melhores atuações de 2025 elaborada pelo jornal norte-americano The New York Times, publicada nesta terça-feira (9). O destaque na publicação deve-se ao seu desempenho uma vez que protagonista no filme “O Agente Secreto”, dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Rebento.
Além de Moura, o periódico citou performances de outros nomes da indústria cinematográfica global. Entre os mencionados estão Jacob Elordi, pelo papel do monstro em “Frankenstein”; Teyana Taylor, por “Uma Guerra Posteriormente a Outra”, de Paul Thomas Anderson; e Liam Neeson, por sua versão cômica em “Corra que a Polícia Vem Aí!”, lançado em agosto pretérito.
Em entrevista concedida ao veículo norte-americano, Moura refletiu sobre a evolução de seu trabalho e a relação entre sua personalidade e os papéis que interpreta. Segundo o ator, o envelhecimento o leva a transpor mais características próprias para seus personagens. “É uma vez que compartilhar um tanto sobre mim, um tanto em que acredito. Eu sou uma pessoa muito política, e é evidente que isso se manifesta naquilo que faço. Artes e política são coisas muito próximas”, afirmou.
O ator também comparou o ofício da atuação à naturalidade da puerícia. “Eu ainda sinto felicidade uma vez que uma menino. Penso que todos os atores, talvez todos os artistas, em universal, gostam de trebelhar, fingir, que é o que crianças fazem. Crianças são ótimos atores, quando não estão domadas. Elas são naturais, os melhores atores do mundo”, complementou.
Temporada de premiações
A menção no New York Times ocorre em um momento de ampla visibilidade para a produção brasileira no giro internacional de prêmios. Wagner Moura concorre ao Critics Choice Awards na categoria de melhor ator e disputa o Mundo de Ouro uma vez que melhor ator em filme de drama.
O longa-metragem “O Agente Secreto” também acumula indicações importantes. No Critics Choice Awards, concorre a melhor filme internacional. Já no Mundo de Ouro, a obra foi indicada nas categorias de melhor filme em língua não inglesa e melhor filme de drama. A produção de Kleber Mendonça Rebento é a representante solene do Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de 2026.
Lista completa
Confira aquém a relação das 10 melhores atuações do ano, segundo a seleção do The New York Times:
- Teyana Taylor, “Uma Guerra Posteriormente a Outra”
- Jessie Buckley, “Hamnet”
- Jacob Elordi, “Frankenstein”
- Wagner Moura, “O Agente Secreto”
- Lee Byung Hun, “No Other Choice”
- Kirsten Dunst, “O Bom Bandido”
- Liam Neeson, “Corra que a Polícia Vem Aí!”
- Rose Byrne, “Se Eu Tivesse Pernas Eu Te Chutaria”
- Wunmi Mosaku, “Pecadores”
- Kathleen Chalfant, “Toque Familiar”
Share this content:



Publicar comentário