Anvisa alerta sobre riscos de canetas manipuladas para emagrecer
Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas canetas para perder peso, uma vez que Mounjaro e Ozempic, têm sido cada vez mais procuradas por pessoas que querem perder peso rapidamente, muitas vezes sem orientação médica e sem qualquer critério.
Diante da demanda desenfreada, a Escritório Vernáculo de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a compra e o consumo desses medicamentos. Segundo a Anvisa, a venda e o uso de canetas falsas para emagrecer representam um grave risco à saúde e são considerados violação hediondo no país.
A farmacêutica Natally Rosa esclarece que o uso de versões manipuladas ou de origem desconhecida é uma prática perigosa.
“Uma pessoa que se submete, que fica exposta ao uso de um medicamento fora dessas regulamentações, certamente seus riscos são agravados. Desde a falta de uma resposta ideal, uma vez que os contaminantes.”
A farmacêutica destaca o que procurar na embalagem e no resultado para verificar sua autenticidade:
“Temos algumas sinalizações. A embalagem em si já labareda a atenção, pois as bulas são de fácil chegada na internet. Portanto, qual é a apresentação física dessa embalagem? Porquê ela é apresentada? Porquê é o rótulo? O rótulo está no linguagem do Brasil? No nosso linguagem cá? Não deveria estar em outros idiomas, por exemplo. Tem lote e prazo de validade que seja de fácil chegada? Você consegue identificar? A leitura, a descrição do medicamento, do princípio ativo, precisa estar muito legível. Todas as informações precisam estar muito legíveis. seja muito simples.”
Labareda atenção também para os valores: preços muito aquém dos praticados no mercado são um sério sinal de alerta. O medicamento só é comercializado mediante apresentação e retenção da receita médica.
Share this content:



Publicar comentário