Carregando agora

Depois Orbe de Ouro, Wagner Moura analisa corrida ao Oscar e recebe relação de Lula

Após Globo de Ouro, Wagner Moura analisa corrida ao Oscar e recebe ligação de Lula

Depois Orbe de Ouro, Wagner Moura analisa corrida ao Oscar e recebe relação de Lula

O ator Wagner Moura, de 49 anos, conquistou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama durante a cerimônia do Orbe de Ouro, realizada neste domingo (11). Depois a vitória pelo desempenho no filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Fruto, o artista analisou as expectativas para a temporada de premiações e recebeu cumprimentos diretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da atriz Fernanda Torres nesta segunda-feira (12). O longa-metragem também foi premiado na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa.

Em entrevista ao portal Gold Derby, especializado na temporada de prêmios, Moura comentou sobre as especulações envolvendo uma verosímil indicação ao Oscar. O ator afirmou que, embora exista o libido da equipe em progredir na disputa, o reconhecimento atual já é significativo. “A gente está cá [no Globo de Ouro] e, simples, todos nós queremos isso. Todos queremos ir o mais longe verosímil com esse filme. Mas, honestamente, a gente já foi longe”, declarou.

Moura também abordou a rotina de campanhas em Hollywood, descrevendo o momento uma vez que uma oportunidade de estágio, apesar de não se considerar habituado ao paisagem político das premiações. “Eu não sou um rosto muito bom em ir a festas, conversar com as pessoas, restringir mãos. Mas eu também vejo isso uma vez que uma oportunidade de estágio e, ao mesmo tempo, não posso reclamar, porque a gente está num momento tão bom”, disse o ator, classificando a experiência uma vez que uma “grande jornada”.

Reflexões sobre o cinema e a história brasileira
Em coletiva de prelo realizada depois a premiação, Wagner Moura defendeu a perpetuidade de produções cinematográficas que abordem a ditadura militar no Brasil, tema medial de “O Agente Secreto”. Segundo o ator, o ponto permanece atual e reflete cicatrizes abertas na sociedade.

“Precisamos continuar fazendo filmes sobre a ditadura. Aconteceu há unicamente 50 anos”, afirmou. O ator relacionou o tema ao cenário político recente, mencionando o período de 2018 a 2022 uma vez que uma revelação de “ecos da ditadura”. Para ele, os efeitos do regime militar ainda estão presentes no cotidiano brasílico.

Contato com o Presidente
Nesta segunda-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para parabenizar o ator. Durante a conversa, Lula classificou Moura uma vez que “orgulho” do Brasil e defendeu a geração de núcleos de cultura nos municípios e instrumentos de fiscalização dos recursos do setor. “A gente vai conseguir colocar a cultura uma vez que uma coisa perene neste país. Ela ensina as pessoas, torna as pessoas mais cultas, mais politizadas e gera milhões de empregos”, afirmou o presidente.

Wagner Moura se emocionou durante a relação e elogiou o incentivo governamental à cultura. “Eu me lembro que você fazia umas sessões de cinema, mostrando que gosta de cultura, presidente. Isso é uma diferença muito grande para qualquer país que quer se desenvolver”, disse o ator, acrescentando que o diálogo reforça a certeza de que o setor está “no caminho visível”.

Repercussão e suporte de Fernanda Torres
A atriz Fernanda Torres, vencedora do Orbe de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama em 2025 por “Ainda Estou Cá”, utilizou as redes sociais para comemorar a conquista do colega e do diretor Kleber Mendonça Fruto. “Só deu Nordeste em Lalaland! Parabéns santos guerreiros Waguinho e Kleber”, escreveu.

Em vídeo, a atriz destacou a relevância da premiação para a cultura vernáculo e exaltou as origens dos vencedores. “O meu irmão, esse baiano, cestroso, Wagner, está com o Orbe de Ouro na mão”, disse Torres, referindo-se também ao diretor uma vez que “essa flor do Nordeste, esse rosto ‘arretado’ de Pernambuco”.

O elenco de “O Agente Secreto” levou para a cerimônia um “santinho” com a foto de Fernanda Torres recebendo seu prêmio no ano anterior, utilizando-o uma vez que um talismã da sorte. A atriz agradeceu o gesto: “Eu queria agradecer pelo santinho que fizeram de mim. Rosto, eu fiquei emocionadíssima com essa homenagem, a mais linda que eu poderia lucrar”.

A vitória de Moura no Orbe de Ouro é vista uma vez que um fortalecimento para a campanha ao Oscar. O precedente recente envolve a própria Fernanda Torres, que, depois vencer o mesmo prêmio no ano pretérito, garantiu sua indicação à premiação máxima do cinema.

manadeira

Share this content:

Publicar comentário