Carregando agora

Menos de 8% das gestantes receberam vacina contra o vírus sincicial respiratório no ES

Menos de 8% das gestantes receberam vacina contra o vírus sincicial respiratório no ES

Menos de 8% das gestantes receberam vacina contra o vírus sincicial respiratório no ES

Desde o início solene da campanha, no dia 8 de dezembro, até esta segunda-feira (12), o Espírito Santo administrou 3.721 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes. Segundo dados do sistema Vacina e Confia (VeC), o número representa 7,18% do totalidade de 51.811 gestantes estimado pelo Ministério da Saúde no Estado.

A vacina, recentemente incorporada ao Calendário Pátrio das Gestantes do SUS, é destinada a mulheres a partir da 28ª semana de prenhez. O objetivo médio é proteger o recém-nascido através da isenção passiva transferida pela mãe, reduzindo o risco de bronquiolite nos primeiros meses de vida.

Distribuição de doses e orientações
Na última sexta-feira (09), o governo federalista enviou ao Estado a segunda remessa com 10.360 doses da vacina. A distribuição para as regiões de saúde Setentrião, Sul e Mediano, além da Região Metropolitana, começou nesta segunda-feira (12). A primeira remessa, entregue no dia 3 de dezembro, continha 13.935 doses.

“Lembramos que do totalidade de mais de 51 milénio gestantes, podem ser imunizadas aquelas que estão grávidas a partir da 28ª semana. É muito importante que as mães procurem a sala de vacina mais próxima de sua residência e se imunizem”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

O esquema vacinal é de ração única para cada prenhez e pode ser dirigido junto com outras vacinas do calendário da gestante, porquê Influenza, Covid-19 e Hepatite B.

Cenário epidemiológico
Em 2025, o VSR foi o principal responsável pelos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Espírito Santo. Das 718 notificações registradas, 91,78% (659 casos) atingiram crianças de 0 a 4 anos. O vírus também causou 20 mortes no período, sendo 8 delas crianças da mesma fita etária.

Reforço contra Dengue e Varicela
O Ministério da Saúde também enviou novos lotes de outros imunizantes ao Estado:

  • Dengue: 30 milénio doses da vacina Qdenga para pessoas de 10 a 14 anos. A cobertura da primeira ração no Estado é de 67,85%, enquanto a segunda ração é de 37,21%. A meta é chegar a 90%.
  • Varicela (Varicela): 25 milénio doses destinadas a crianças menores de 4 anos e profissionais de saúde. O Estado registra 86,32% de cobertura para crianças de até 1 ano, com meta de 95%.

O calendário da catapora prevê duas doses: aos 15 meses e aos 4 anos. Os profissionais de saúde também devem receber duas doses, com pausa de 30 dias.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário