Carregando agora

Novidade vacina de ração única contra dengue começa a ser aplicada em fevereiro

Nova vacina de dose única contra dengue começa a ser aplicada em fevereiro

Novidade vacina de ração única contra dengue começa a ser aplicada em fevereiro

O Ministério da Saúde anunciou, neste domingo (18), que muro de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde em todo o país serão imunizados contra a dengue a partir de 9 de fevereiro. O grupo receberá a Butantan-DV, vacina de tecnologia 100% vernáculo desenvolvida pelo Instituto Butantan e a primeira do mundo a oferecer proteção em ração única.

A prioridade inclui médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e equipes multifuncionais que atuam na risca de frente das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a vacinação desse público é viabilizada pela entrega de 1,1 milhão de doses adicionais produzidas pelo Butantan até 31 de janeiro.

Eficiência e expansão
O Butantan-DV oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus. Os estudos clínicos demonstram uma eficiência global de 74%, com redução de 91% nos casos graves e 100% de prevenção contra hospitalizações.

O governo federalista pretende ampliar gradativamente a emprego para a população entre 15 e 59 anos em todo o território vernáculo. Para correr a produção, o Instituto Butantan firmou parceria de transferência de tecnologia com a empresa chinesa WuXi Vaccines. A expectativa é que o volume de fabricação aumente em até 30 vezes, com previsão de entrega de 25 a 30 milhões de doses oriente ano.

À medida que chegam os estoques importados, o cronograma avançará de 59 anos para 15 anos. “Enquanto tivermos uma produção grande, a vacina entrará definitivamente no calendário solene”, projetou Padilha. Em março, técnicos do ministério viajarão à China para seguir o ritmo de produção.

Estudos e novos públicos
O Instituto Butantan já possui autorização da Dependência Pátrio de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testar a eficiência da vacina em pessoas com mais de 60 anos, e o recrutamento de voluntários para esta lanço já foi iniciado.

A enunciação do ministro aconteceu em Botucatu (SP), durante o início da vacinação em tamanho de moradores entre 15 e 59 anos. O projeto piloto, que visa determinar o impacto da imunização no controle da doença, também acontece em Maranguape (CE) e Novidade Lima (MG) desde o último sábado (17).

Expansão do QDenga
Paralelamente à introdução da vacina vernáculo, o SUS continua oferecendo a vacina japonesa QDenga ao público de 10 a 14 anos. O esquema, constituído por duas doses, será ampliado para todos os 5,5 milénio municípios brasileiros posteriormente a obtenção de novos estoques da farmacêutica Takeda.

O governo garantiu a compra de 18 milhões de doses para o biênio 2026-2027. Segundo o ministério, o Brasil continua sendo o primeiro país a oferecer esta vacina em sistema público de saúde, tendo aplicado muro de 10 milhões de doses entre 2024 e 2025 em municípios considerados prioritários.

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário