Carregando agora

Morada dos Municípios tem saldo positivo e amplia impacto no ES

Casa dos Municípios tem saldo positivo e amplia impacto no ES

Morada dos Municípios tem saldo positivo e amplia impacto no ES

A Câmara dos Municípios da Câmara Legislativa (Ales) encerrou o ano de 2025 com um balanço positivo de suas atividades, consolidando-se porquê um importante gavinha entre o Parlamento estadual e os municípios capixabas. Ao longo do ano, o setor ampliou sua atuação em diversas frentes, com destaque para a Escola de Formação Política da Juventude, a realização da Feira da Agroindústria e o fortalecimento do Programa de Concertação Produtiva, iniciativas que contribuíram para a formação cidadã, o desenvolvimento econômico e o pedestal técnico às administrações municipais.

Formação política para jovens.

Uma das principais iniciativas de 2025 foi a implementação da Escola de Formação Política para Jovens, um projeto que responde à premência de formar cidadãos conscientes e líderes comprometidos com a democracia, os direitos humanos e o bem-estar coletivo. A proposta pedagógica alia teoria e prática, com foco na moral, na gestão pública e na participação social.

O projeto foi realizado em 11 municípios capixabas: Alfredo Chaves, Anchieta, Itapemirim, Conceição da Barra, Jaguaré, Novidade Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Serra, Vila Velha e Vitória.

Com trouxa horária totalidade de 80 horas, sendo 40 presenciais e 40 remotas, o curso capacitou 300 alunos. Mais de 50 professores voluntários participaram da iniciativa, entre funcionários da Ales e profissionais indicados pelos municípios. As atividades presenciais – considerando todas as turmas – totalizaram 380 horas, realizadas em espaços cedidos por escolas, autarquias e câmaras municipais, sem custos de arrendamento.

A organização do curso ficou a incumbência da Secretaria da Câmara dos Municípios, responsável pela fala com as cidades capixabas e comitiva das aulas, enquanto a Escola Legislativa ficou responsável pela certificação de alunos e professores. No totalidade, foram oferecidas 20 disciplinas, abrangendo temas porquê gestão pública, políticas sociais, direitos humanos, responsabilidade fiscal, informação política, moral e cidadania.

Feira do Agronegócio

Outro destaque do ano foi a Feira Agroindústria 2025, que se consolidou porquê espaço de troca de conhecimento, valorização da produção lugar e geração de oportunidades para o setor agroindustrial capixaba. O evento reuniu produtores, técnicos, empresários e visitantes em uma programação diversificada.

Os números demonstram a abrangência da iniciativa: foram 2.700 visitantes, além de 180 participantes em minicursos, 290 em conferências, 580 em workshops e 400 pessoas em aulas presenciais. A feira também promoveu uma conferência empresarial, com a participação de 5 compradores e 20 agroindústrias, fortalecendo a relação entre produção e mercado.

A programação contou com 12 minicursos, 5 conferências, 5 oficinas, 2 aulas performáticas, além de atrações culturais e musicais, reforçando o caráter educativo e integrador do evento.

Arranjos Produtivos

Em 2025, o Programa de Integrações Produtivas manteve e ampliou sua atuação, com foco no fortalecimento da lavoura familiar e no desenvolvimento das cadeias produtivas no Espírito Santo. Atualmente, a iniciativa impacta direta e indiretamente tapume de 25 milénio pessoas, com suporte técnico contínuo em 1.700 propriedades rurais.

Entre as principais entregas do programa está a distribuição de mais de 1,5 milhão de mudas, 200 toneladas de calcário, além da entrega de kits de estufa, sistemas de hidroponia, aquaponia e apicultura. O programa também investiu fortemente em capacitação, com 78 treinamentos técnicos, 35 dias de campo e 35 seminários nos municípios atendidos.

A operação contempla 25 culturas diferentes, porquê moca arábica e conilón, cacau, banana, pimenta, morango e piscicultura, abrangendo dezenas de municípios das regiões Setentrião, Noroeste, Sul, Serra e Litoral do Estado.

Até 2026, a expectativa é ampliar o programa, passando de 27 para 35 municípios atendidos, contratando novos técnicos, desenvolvendo um aplicativo de gestão para monitoramento da produtividade e reforçando os investimentos em informação institucional.

A secretária da Câmara dos Municípios Joelma Costalonga explicou que a ampliação do projeto só será verosímil graças ao interesse de toda a equipa envolvida.

“Nossa expectativa agora é passar de 27 municípios para 35. Com isso já atendemos praticamente metade dos municípios do Estado. Essa ampliação se deve à seriedade do nosso trabalho, ao atendimento que prestamos, com técnicos, coordenadores, mobilizadores, pessoas muito responsáveis ​​e ao zelo que o presidente desta Câmara, deputado federalista Marcelo Santos, tem em apurar efetivamente a utilização do recurso que é aplicado”ele afirmou.

“Mas o melhor de tudo isso é ver que estamos conseguindo melhorar a qualidade de vida do nosso pequeno lavrador, para que ele se sinta valorizado, para que o seu município se desenvolva mais, para que ele tenha a oportunidade de levar segurança cevar para sua família e sua comunidade”, acrescentou o gerente.

Ação integrada e pedestal aos municípios

O balanço das atividades em 2025 destaca o papel estratégico da Câmara dos Municípios porquê instrumento de pedestal técnico, capacitação e coordenação entre a Câmara Legislativa e os municípios capixabas. As ações desenvolvidas ao longo do ano reforçam o compromisso da Ales com o fortalecimento da gestão pública municipal, estimulando o desenvolvimento econômico e promovendo a cidadania em todo o Espírito Santo.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário