Carregando agora

Brasiliano Adolpho Veloso, diretor de retrato de ‘Sonhos de Trem’, é indicado ao Oscar 2026

Brasileiro Adolpho Veloso, diretor de fotografia de 'Sonhos de Trem', é indicado ao Oscar 2026

Brasiliano Adolpho Veloso, diretor de retrato de ‘Sonhos de Trem’, é indicado ao Oscar 2026

O diretor de retrato brasílico Adolpho Veloso, de 37 anos, foi indicado ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Retrato. O pregão foi feito pela Ateneu de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood na manhã desta quinta-feira (22). Veloso concorre pelo seu trabalho no filme “Sonhos de Trem” (Train Dreams), uma produção americana distribuída pela Netflix.

A indicação consolida o reconhecimento internacional do cineasta na atual temporada de premiações e amplia o recorde do Brasil nesta edição, que também conta com o filme “O Agente Secreto” indicado em quatro categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator. Pelo trabalho em “Sonhos de Trem”, Veloso já conquistou o prêmio de Melhor Direção de Retrato da Los Angeles Film Critics Association (LAFCA) 2025 e venceu o Critics Choice Awards 2026.

Na disputa pela estatueta do Oscar, o brasílico enfrenta os responsáveis pela retrato dos filmes “Frankestein”, “Marty Supreme”, “Uma Guerra Em seguida A Outra” e “Pecadores”. A 98ª edição da cerimônia acontece no dia 15 de março, em Los Angeles, e será apresentada pelo comediante Conan O’Brien.

Técnica e narrativa
Dirigido por Clint Bentley, “Sonhos de Trem” chamou a atenção da sátira especializada pela estética visual. O filme foi rodado com 99% de luz proveniente em locações no Noroeste dos Estados Unidos. A abordagem minimalista de Veloso procura lembrar as memórias poéticas do protagonista Robert Grainier, interpretado por Joel Edgerton.

A trama retrata a história de um varão geral, um rachador que auxiliou na construção de pontes e ferrovias nos Estados Unidos no início do século 20. A narrativa acompanha as mudanças em sua vida em seguida saber uma jovem, culminando em reviravoltas causadas pelas transformações sociais e tecnológicas da quadra.

Trajetória profissional
A curso de Adolpho Veloso transita entre produções nacionais e internacionais. No Brasil, trabalhou em obras porquê “Rodantes” (2021), “El Perfecto David” (2021), na minissérie “Mosquito” (2020) e no documentário “On Yoga: The Architecture of Peace” (2017), dirigido por Heitor Dhalia. Oriente último trabalho foi o ponto de contato que atraiu a atenção do diretor Clint Bentley, que buscava um profissional capaz de transitar entre ficção e documentário para o filme “Jockey” (2021), primeira colaboração da dupla.

Veloso também atuou na direção de videoclipes, porquê “Ameianoite”, de Pabllo Vittar e Gloria Groove. Seus próximos lançamentos incluem “Queen at Sea”, de Lance Hammer com Juliette Binoche, e “Remain”, novo filme de M. Night Shyamalan estrelado por Jake Gyllenhaal. O estilo do brasílico é descrito porquê verídico, com influências de mestres da retrato porquê o norte-americano Gordon Willis.

A presença de Veloso na lista amplia o recorde do Brasil no Oscar 2026, que soma indicações em cinco categorias.

nascente

Share this content:

Publicar comentário