Carregando agora

Festas seguras: confira orientações essenciais para proteger a saúde das crianças no Carnaval

Festas seguras: confira orientações essenciais para proteger a saúde das crianças no Carnaval

Festas seguras: confira orientações essenciais para proteger a saúde das crianças no Carnaval

Calor, praia, piscina, quadras e muita diversão. O Carnaval é uma data aguardada pelas famílias e, para evitar que a sarau acabe no pronto-socorro, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) dá orientações importantes sobre os cuidados que as famílias precisam ter, principalmente em relação à alimento das crianças e à exposição prolongada ao sol.

As orientações foram dadas pela pediatra e diretora assistencial do Himaba, Vanuza Guasti. “Muitas famílias aproveitam o período festivo nas praias, nas piscinas e também assistindo aos blocos infantis com os filhos, mas é preciso ter desvelo, pois a exposição excessiva ao Sol é um dos principais riscos à saúde das crianças nesse período”explicou o profissional.

Segundo a médica, o calor intenso favorece a perda de líquidos e sais minerais, aumentando o risco de desidratação, insolação e exaustão pelo calor. “Outrossim, a radiação solar direta também pode originar queimaduras na pele”esses.

A pediatra destacou que é fundamental que os pais e responsáveis ​​evitem a exposição ao Sol nos horários de maior radiação, entre 10h e 16h, além de prometer proteção com roupas leves, chapéus, uso de protetor solar adequado à idade e fornecimento manente de líquidos.

Preste atenção à comida
A pediatra e diretora assistencial do Himaba, Vanuza Guasti, destacou que aglomerações de pessoas podem propiciar a transmissão de gastroenterites, geralmente causadas por vírus, além do contágio que também pode ocorrer pelo consumo de chuva ou mantimentos contaminados, ou pelo contato com superfícies contaminadas.

Para prevenir gastroenterites em crianças, cujos sintomas incluem vômitos, diarreia, dores abdominais, febre e falta de gosto, a profissional reforçou que os pais e responsáveis ​​devem sempre explicar às crianças a relevância de lavar as mãos com frequência e mantê-las limpas, principalmente antes das refeições e depois usar o banheiro.

“Recomendamos também evitar o compartilhamento de talheres, copos, utensílios e toalhas, mantendo sempre esses itens higienizados. Outro desvelo importante é com o armazenamento e consumo dos mantimentos, que devem ser mantidos em condições adequadas para evitar contaminação e proteger a saúde da família”destacou o médico.

Qualificação de pronto-socorro
A Himaba avança nas ações para melhorar o serviço público de saúde no Espírito Santo por meio da participação na iniciativa Lean nas Emergências, projeto do Ministério da Saúde realizado de forma colaborativa pelos hospitais BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Moinhos de Vento (HMV) e Hospital Sírio-Libanês (HSL), no contexto do Programa de Pedestal ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

A iniciativa visa reduzir a superlotação, expelir desperdícios, diminuir tempos de espera e aumentar a resolutividade dos serviços.

“Ao integrar o GAPE, agregamos um protótipo de cimo desempenho, fundamentado na liderança ativa e na governança clínica. Essa capacitação terá duração de 18 meses e, ao final, proporcionaremos ao Espírito Santo um atendimento ainda mais prestímano e eficiente, melhorando a experiência de crianças, gestantes e seus familiares, em um envolvente seguro”destaca Claudio Amorim, diretor universal da unidade.

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário