Espírito Santo recebe primeira remessa de vacina contra dengue do Butantan
O Espírito Santo recebeu, nesta quinta-feira (19), a primeira remessa do imunizante vernáculo contra dengue (minorado), o Butantan-DV, desenvolvido pelo Instituto Butantan. Foram entregues 10.640 doses ao Estado e serão distribuídas às regiões de saúde e disponibilizadas para coleta nos municípios da Região Metropolitana a partir da próxima segunda-feira (23).
Seguindo orientações do Ministério da Saúde, por meio do Programa Pátrio de Imunizações (PNI), conforme consta na Nota Técnica nº 11/2026-CGICI/DPNI/SVSA/MS, o imunizante será direcionado à estratégia de imunização de trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia por dengue e sem histórico de vacinação contra dengue com outro imunizante.
No Estado, a previsão é imunizar 25.114 profissionais da APS. Em relação ao recebimento de novas doses, o órgão federalista destacou no Guia Técnico Operacional da Vacina Atenuada contra Dengue do Instituto Butantan que a distribuição ocorrerá por meio de orientações automáticas, ou seja, de convenção com a quantidade fornecida pelo operário e a partir dos lotes divulgados pelo Instituto Pátrio de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, comemorou a chegada das doses porquê o início de um capítulo importante para a saúde pública do Espírito Santo. “A imunização contra a dengue dos profissionais de saúde que atuam na APS, com a vacina 100% vernáculo, é um marco muito importante para o Brasil e para o nosso Estado. É o início de um novo capítulo para o SUS no Espírito Santo, pois ajudará no combate a uma doença que é um problema de saúde pública”disse o secretário Tyago Hoffmann.
Ou por outra, segundo a Secretaria de Saúde, a imunização pode inaugurar depois o recebimento das doses. “Os municípios poderão iniciar a estratégia de vacinação, seguindo as orientações propostas pelo Programa Estadual de Imunização, o PEI, logo que tiverem as doses disponíveis”relatado. Na próxima segunda-feira (23), os municípios participarão da Reunião Preparatória da Estratégia de Vacinação dos Trabalhadores da Saúde da APS com a vacina Butantan contra dengue, promovida pelo PEI.
A distribuição para as regiões de saúde Sul, Núcleo e Setentrião começa na próxima segunda-feira e os municípios destas regiões poderão recolher logo que chegarem. Os municípios da região metropolitana poderão fazer a coleta no Núcleo Estadual do Insensível a partir da próxima segunda-feira. O número de doses a serem recebidas por cada cidade leva em consideração o número de profissionais da APS.
A ampliação da vacinação para a população universal de 15 a 59 anos deverá ocorrer, segundo o Ministério da Saúde, de forma gradual e escalonada, ao longo deste ano.
Público-alvo
Serão incluídos nesta primeira período:
- Profissionais de saúde que realizam atividades de desvelo e prevenção nas unidades de APS do SUS: médicos; enfermeiras; auxiliares/técnicos de enfermagem; dentistas, equipes multidisciplinares (eMulti): nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais e farmacêuticos; agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE);
- Trabalhadores administrativos e de escora que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do SUS: recepcionistas, vigilantes e vigilantes, equipes de limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância, entre outros.
Sobre o imunizante
Aprovada pela Filial Pátrio de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro de 2025, a Butantan-DV é a primeira vacina de ração única contra dengue no mundo. A vacina foi testada para uso em pessoas de 12 a 59 anos. Recentemente incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
A distribuição solene do Butantan-DV aos estados brasileiros para imunização dos profissionais de saúde da APS começou no dia 9 de fevereiro.
A novidade vacina se soma à estratégia de vacinação contra a dengue que vem ocorrendo desde 2024, quando o Brasil se tornou o primeiro país a oferecer uma vacina contra a dengue no sistema público de saúde. O SUS continua vacinando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com a vacina de duas doses atualmente disponível. Para esse público, a vacinação é realizada exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Share this content:



Publicar comentário