Carregando agora

Sesa alerta sobre cuidados com doenças cardiovasculares no Dia Mundial do Coração

Sesa alerta sobre cuidados com doenças cardiovasculares no Dia Mundial do Coração

Sesa alerta sobre cuidados com doenças cardiovasculares no Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração será comemorado em 29 de setembro, dia devotado à conscientização sobre a saúde do coração. Existem diversas doenças e fatores de risco que comprometem o funcionamento do coração e, diante disso, a Secretaria de Saúde (Sesa) faz um alerta para toda a população do Espírito Santo para que se cuidem das doenças cardiovasculares.

“As doenças cardíacas estão entre as mais comuns e são uma das principais causas de adoecimento e morte no Brasil. A transição epidemiológica em nosso país, com o envelhecimento da população, faz com que essas condições estejam se tornando cada vez mais prevalentes. Os cuidados com a saúde do seu coração devem iniciar cedo, com a adoção de hábitos saudáveis.”aconselhou o cardiologista Werther Mônico Rosa, referência técnica cardiovascular da Sesa.

Segundo a profissional, a melhor abordagem para prevenir doenças cardiovasculares é permanecer discreto aos fatores de risco, sejam eles condições hereditárias ou congênitas, ou fatores externos, porquê tabagismo e sedentarismo.

“Mas os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são a hipertensão e o diabetes, doenças que podem ser tratadas e que exigem dos pacientes um tratamento permanente, porquê medicamentos, mudanças na dieta e exercícios.”alertou a referência técnica.

Portanto, para mudar o prognóstico das doenças cardiovasculares, é importante que a população tenha consciência da valimento de cuidar da alimento; praticar atividade física regular; manter um peso saudável; estar discreto à saúde; e evitar o tabagismo. “O ideal é que a partir dos 40 anos o paciente procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para fazer o rastreio dos fatores de risco e receber seguimento”informou o cardiologista Werther Mônico Rosa.

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária à Saúde (APS), com atendimento nas UBS, é onde os usuários podem iniciar o seguimento para cuidados com a saúde do coração. E é por meio da Traço de Zelo que os usuários também têm entrada à prevenção, com orientação; diagnóstico precoce; e tratamento em níveis crescentes de complicação, além da restauração.

Cenário das principais doenças cardiovasculares no Estado
No Espírito Santo, as doenças cardiovasculares mais prevalentes na população são o Infarto Agudo do Miocárdio, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Doença Arterial Coronariana Crônica e as Cardiomiopatias. O infarto e o AVC são as duas principais causas de internação hospitalar.

Em 2023, os ataques cardíacos tiveram uma incidência de 90 internações por 100.000 habitantes/ano, ou seja, tapume de 3,4 milénio internações. Em 2024, com dados ainda não consolidados, há uma incidência de 53 internações por 100.000 habitantes/ano, tapume de 2 milénio internações.

Em relação ao AVC, em 2023 a taxa de incidência foi de 61 internações por 100.000 habitantes/ano, ou seja, aproximadamente 2,3 milénio internações. Em 2024, a taxa é de 24 internações, com os dados ainda não consolidados, com aproximadamente 900 internações.

Outras doenças, porquê doença arterial coronariana crônica e miocardiopatias, apresentam taxas semelhantes, entre 12 e 16 internações por 100.000 habitantes/ano, entre 460 e 610 internações por ano.

“Infarto e AVC são doenças que têm apresentações agudas e ocorrem em situações de emergência. Em caso de suspeita, é fundamental vincular para o Serviço de Atendimento Traste de Urgência (SAMU – 192), para o Corpo de Bombeiros (193) ou levar a pessoa imediatamente ao pronto-socorro mais próximo. Posteriormente essa consulta inicial, o paciente será guiado para o hospital de referência.”informou o responsável técnico cardiovascular da Sesa, Werther Mônico Rosa.

Em relação aos óbitos, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares são a principal motivo de morte no mundo. No Espírito Santo, o cenário não é dissemelhante, sendo o infarto agudo do miocárdio a principal doença cardiovascular, entre outras, que leva à morte.

Em 2023, o infarto agudo do miocárdio foi a motivo de morte de mais de 1,9 milénio capixabas, com um coeficiente de 50 óbitos por 100 milénio habitantes/ano. Em 2024, o coeficiente é de 25,6 óbitos por 100 milénio habitantes, ou seja, aproximadamente 980 óbitos. Os dados de 2024 ainda não foram consolidados.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário