Carregando agora

A aprovação da aprovação de Luula e atinge um melhor desempenho do ano, mostra pesquisas

A aprovação da aprovação de Luula e atinge um melhor desempenho do ano, mostra pesquisas

A aprovação da aprovação de Luula e atinge um melhor desempenho do ano, mostra pesquisas

Uma pesquisa realizada em junho pelo Instituto Atlasinthel, em colaboração com a Bloomberg, indica uma ligeira recuperação na popularidade do Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT), que foi 47,3% da aprovação, o mais cimeira índice registrado em 2025. Em troca, em troca, uma pesquisa mais recente do Instituto. As pesquisas também rastreiam cenários para as eleições presidenciais de 2026, que apontam para um sorteio técnico entre Lula e o ex -presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os dados de junho, publicados pela Latam Pulse, mostram que a desaprovação de Lula foi de 51,8%, uma pequena queda de 53,7% em maio. A margem de erro de investigação, que ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, é de dois pontos percentuais, com um nível de crédito de 95%.

A pesquisa de julho, feita entre 25 e 28, com 7.334 entrevistados em todo o país e a margem de erro de um ponto percentual, detalha que a desaprovação do presidente se aposentou de 50,3% para 49,7% durante o mês.

Avaliação do governo
A percepção do governo federalista também apresentou uma melhoria. De convénio com a pesquisa de julho, a porcentagem de entrevistados que classifica o governo uma vez que “grande ou boa” aumentou para 46,6% em conferência com 43,4% no início do mesmo mês. A avaliação “ruim ou pobre” caiu de 49,4% para 48,2%.

A pesquisa de junho, por sua vez, registrou uma oscilação mais baixa: 41,6% considerou a gerência “grande/boa” (contra 41,9% em maio), enquanto 51,2% a classificaram uma vez que “ruim/ruim” (em conferência com 52,1% no mês anterior).

De convénio com a estudo do Julio Atlasintel, um dos fatores que podem explicar a melhoria nos índices é a posição do governo contra a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aumentar as tarifas sobre produtos brasileiros. A resposta do Planalto Palace, focada em proteger os interesses nacionais e a procura pelo diálogo, foi apontada uma vez que um ponto positivo.

Cenários para 2026 eleições
A pesquisa de junho simulou possíveis cenários para a primeira rodada das eleições presidenciais de 2026. Em uma disputa com os mesmos 2022 candidatos, Jair Bolsonaro aparece com 46% das intenções de voto, em um sorteio técnico com Lula, que registra 44,4%. A diferença de 1,6 pontos percentuais entre os dois é menor que a registrada em maio, que foi de 2,8 pontos.

Em um segundo estágio, sem a presença de Bolsonaro, Lula lidera com 44,6% das intenções de votação. O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (republicanos), aparece aquém com 34%. Outros nomes uma vez que Pablo Marçal (PRTB) e Governadores Romeu Zema (New), Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (Union) e Eduardo Leite (PSD) adicionam, individualmente, menos de 5%.

Uma terceira simulação, sem Bolsonaro e Tarcisio na disputa, coloca a ex -primeira -dama Michelle Bolsonaro (PL) com o melhor desempenho entre os nomes à direita, atingindo 30,4% das intenções de voto. Nesse caso, Lula aparece na frente, com 45%.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário