Carregando agora

A saúde do ES apresenta estabilidade com poderoso investimento, obras e subida cobertura de vacinação em 2025

A saúde do ES apresenta equilíbrio com forte investimento, obras e alta cobertura de vacinação em 2025

A saúde do ES apresenta estabilidade com poderoso investimento, obras e subida cobertura de vacinação em 2025

Durante a apresentação da prestação de contas do primeiro e do segundo trimestres de 2025, na Assembléia Legislativa de Espírito Santo, em Vitória, na manhã de terça -feira (30), o Secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou importantes avanços na gestão do sistema de saúde unificado (SUS) Capixaba. A audiência pública foi presidida pelo vice e presidente da Percentagem de Saúde da Ales, Bruno Rezende.

Os dois períodos mostram avanços importantes nos investimentos, expansão da atenção primária, assistência farmacêutica, vacinação e estruturação da rede de estado.

Nos dois trimestres, o estado aplicou investimentos em ações e serviços de saúde pública com uma porcentagem supra do mínimo constitucional exigido pela legislação. A saúde per capita passada passou de R $ 365,15 no primeiro trimestre para R $ 816,03 no segundo. Ao todo, 70% dos gastos com saúde se originam do Tesouro do Estado.

A atenção primária, SUs’s Gateway, manteve a expansão com 1.097 equipes de estratégia de saúde da família em operação até agosto. No mesmo período, o programa APS+10 avançou em um novo ciclo com investimentos de R $ 68 milhões para reforma e expansão de unidades básicas de saúde.

Na vacinação, Espírito Santo teve subida cobertura de vacinas de rotina para crianças menores de dois anos. BCG (95%), triplo viral (94%) e hepatite A (87,96%) se destacam. O estado também registrou a segunda melhor cobertura do país contra a influenza, atingindo 54,6% do público -alvo até setembro.

Em assistência farmacêutica, a rede de 13 farmácias cidadãos manteve mais de 118.000 processos ativos, com 301 itens padronizados oferecidos gratuitamente à população (cobertura de 98%). Em Colatina, uma novidade unidade foi inaugurada com 317 metros quadrados que exigiam investimentos de mais de US $ 198.000 para acomodar melhor os usuários da região.

Os trabalhos de saúde tiveram avanços significativos. O North Health Complex, em São Mateus, atingiu 69% da realização física, enquanto o Hospital Cariacica atingiu 109 milhões de investimentos já investidos, com uma epílogo esperada em 2026.

Outras frentes incluem a expansão dos leitos no Hospital Infantil Vila Velha (Himaba), a renovação do Hospital Dório Silva, que terá um novo serviço de ortopedia e o Hospital Baido Guandu, muito porquê o projeto do multíplice hospitalar mediano da Colatina, estimado em R $ 400 milhões.

Os trabalhos na atenção primária também se destacam. Dentro do programa APS+10, 18 novas unidades básicas de saúde foram concluídas até agosto – o programa prevê 108 unidades em 52 municípios.

Os procedimentos cirúrgicos também avançaram com o Programa de Operações, que já possui 123.000 cirurgias eletivas realizadas em setembro, atingindo 94,6% da meta anual de 130 milénio.

Os teleconsultos atingiram 78 municípios do estado com a oferta de consultas em especialidades porquê neuropediatria, psiquiatria, gastroenterologia, urologia, geriatria etc. Mais de 197 milénio pacientes já foram tratados nessa modalidade, que serão expandidos para distritos municipais.

“Esses resultados mostram que o Espírito Santo fez escolhas firmes para expandir o chegada e qualificar os cuidados de saúde. Investimos em hospitais, mas também fortalecemos a atenção primária, que é onde a vida das pessoas se transforma em primeiroSecretário relatado Tyago Hoffmann.

A audiência de responsabilidade pública contou com a participação de representantes do Parecer de Saúde do Estado, Percentagem de Saúde da Assembléia Legislativa, Federação de Hospitais Filantrópicos e Santa Vivenda, Collegiate of Municipal Health Secretariats, Superintendência Regional do Ministério da Saúde, muito porquê sob secretários, gerentes e outros técnicos da SEESA.

Confira a responsabilidade no link:

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário