Carregando agora

A saúde mental corre maior risco às segundas-feiras e no dia de Ano Novo

A saúde mental corre maior risco às segundas-feiras e no dia de Ano Novo

A saúde mental corre maior risco às segundas-feiras e no dia de Ano Novo

A saúde mental corre maior risco às segundas-feiras e no dia de Ano Novo, com taxas de suicídio mais elevadas durante estes períodos, de combinação com um estudo publicado em outubro na revista científica The BMJ. Para os pesquisadores, os dados podem ajudar a definir planos de ação para campanhas de prevenção e conscientização sobre o tema.

O trabalho foi realizado por meio da estudo de dados de 26 países disponíveis na Multi-city Multi-country Collaborative Research Network, com informações de 1971 a 2019. No totalidade, mais de 1,7 milhão de suicídios foram incluídos na avaliação.

Durante o período do estudo, a taxa de suicídio foi mais elevada na Coreia do Sul e no Japão, na África do Sul e na Estónia, e mais baixa nas Filipinas, no Brasil, no México e no Paraguai. Em todos os países, os homens foram os que apresentaram as taxas mais elevadas, assim uma vez que as pessoas com menos de 65 anos.

O trabalho revelou ainda que, em todos os países, o risco de suicídio era maior às segundas-feiras, representando 15% a 18% do totalidade de casos, em conferência com os outros dias da semana. A taxa era mais baixa aos sábados ou domingos em muitos países da América do Setentrião, Ásia e Europa. No entanto, o risco aumentou durante os fins de semana em países da América do Sul e Meão, Finlândia e África do Sul.

Em relação ao Ano Novo, o risco de suicídio aumentou no dia seguinte ao Réveillon em todos os dias, principalmente entre os homens, enquanto o padrão no dia de Natal variou – houve aumentos em países da América Meão e do Sul, e na África do Sul, mas um risco reduzido em países da América do Setentrião e da Europa.

Pressão no trabalho e aumento do consumo de álcool podem ser explicações
Na visão dos autores do estudo, entre as possíveis causas para esse aumento do risco de suicídio estão a pressão vivida pelo trabalho no início da semana e maiores índices de consumo de álcool no réveillon e finais de semana. No entanto, mais pesquisas são necessárias para investigar esses fatores, segundo os pesquisadores.

Ou por outra, os autores enfatizam que os resultados são observacionais e reconhecem que existem várias limitações ao estudo, tais uma vez que possíveis dados de suicídio subnotificados ou mal classificados em alguns países e a incapacidade de calcular os impactos de diferentes tipos de feriados (por exemplo, festivais ou comemorações). dias) no risco de suicídio por país.

Por outro lado, os investigadores dizem que as descobertas “fornecem novas evidências científicas à graduação global, o que poderia ajudar a estabelecer programas mais direcionados de prevenção e resposta ao suicídio relacionados com feriados e dias da semana”.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário