Carregando agora

A suspensão do Twitter/X no Brasil e seu impacto na repercussão dos reality shows

Logo do X, antigo Twitter

A suspensão do Twitter/X no Brasil e seu impacto na repercussão dos reality shows

A guerra entre Elon Musk e a justiça brasileira já se arrastava há muito tempo e, finalmente, no dia 30 de agosto, o Supremo Tribunal Federalista bloqueou o aproximação ao X/Twitter. Muitos foram pegos de surpresa e os impactos da suspensão logo foram sentidos, principalmente nos setores ligados ao entretenimento.

O Twitter/X é, há muitos anos, uma das redes sociais preferidas dos brasileiros para comentar rapidamente sobre todo tipo de objecto relacionado à cultura pop, e principalmente reality shows. É inerente que a parcela mais jovem dos telespectadores seja ávida comentarista de programas de televisão nas redes sociais e as emissoras saibam disso.

Receba OFuxico News no seu celular

O público brasílico, interessado em reality shows, se entrega de coração franco aos participantes e mutirões e ‘hashtags’ são algumas das formas que as emissoras têm encontrado para manter os telespectadores compartilhando o programa nas redes sociais.

Nicollas Piton, instituidor da página Verdade Meão, opinou sobre a decisão do STF de bloquear a rede social.

“Entendemos perfeitamente a decisão do ministro Alexandre de Moraes. Apesar de nos afetar diretamente, temos consciência de que foi uma decisão importante, não só para mostrar ao mundo a nossa soberania, mas também para melhorar a plataforma, que tem claramente sofrido desde que Elon Musk assumiu o poder. O oração de ódio, camuflado uma vez que ‘liberdade de sentença’ aumentou consideravelmente e percebemos isso nos comentários das publicações, além do aumento de ‘bots’ que interrompiam o diálogo dos seguidores nas publicações. Em última estudo, acreditamos que foi um mal necessário para um muito maior.”

O inédito reality show da Mundo, ‘Estrela da Vivenda’, havia estreado menos de três semanas depois a suspensão e acabou sendo um dos principais afetados neste setor. Com dinâmicas que exigiam participação nas redes sociais, a atração global era cada vez mais difícil, muitas vezes quase sem publicações sobre o objecto nos principais portais. Apesar de permanecer no topo das classificações durante a maior secção de sua exibição, fica simples que o programa não atingiu todo o seu potencial entre o público da Internet, principalmente na promoção das músicas dos concorrentes.

BBB 25 tem celebridades confirmadas e data de estreia revelada

As demais redes sociais, que geralmente se baseiam na manadeira X/Twitter, também sentiram os impactos da suspensão. Muitas vezes, o teor que é replicado no Instagram, Facebook e Tik Tok vem do velho pássaro, o que acaba gerando um problema em calabouço: sem a manadeira primária, a praticidade de publicar muito teor diminui e limita o aproximação do público à informação. rápido. eles procuram.

A transmigração para o Bluesky foi a solução encontrada pela maioria dos portais brasileiros para tentar suprir a urgência de comentar, porém, a rede social não estava estruturada o suficiente para atender às demandas do público, principalmente pela limitação na publicação de vídeos e a falta do ‘trending topic’, que mostrava os assuntos mais relevantes do dia.

Nicollas também revela uma vez que se adaptou ao bloqueio do X/Twitter: “Embora o Meão tenha mais de 600 milénio seguidores no Instagram, o X era onde a maior secção do nosso público se reunia, totalizando mais de 1 milhão de seguidores só lá. Logo, os impactos da suspensão foram sentidos desde o primeiro dia, principalmente por ter sido durante a cobertura de ‘Estrela da Vivenda’ e antes da estreia da novidade temporada de ‘A Herdade’.”

Ele revelou ainda que o foco atualmente está no Instagram, já que outras redes sociais ainda são muito “cruas” para o público em universal.

“Antes de fechar definitivamente, consegui reunir os administradores para tentar encontrar uma solução e decidimos que o foco seria no Instagram, pois o Bluesky ainda era muito verdejante e precisava amadurecer. Logo foi assim, iríamos conciliar a cobertura que tínhamos no X com as limitações do Bluesky e tentar focar mais no Instagram.” Apesar dos claros impactos no setor, a regulamentação do

manadeira

Share this content:

Publicar comentário