Carregando agora

“Apocalipse nos Trópicos” entra na pré-lista ao Oscar de Melhor Documentário

"Apocalipse nos Trópicos" entra na pré-lista ao Oscar de Melhor Documentário

“Apocalipse nos Trópicos” entra na pré-lista ao Oscar de Melhor Documentário

O documentário brasiliano “Apocalipse nos Trópicos”, distribuído pela Netflix e dirigido por Petra Costa, entrou para a lista de pré-selecionados ao Oscar 2026, divulgada nesta terça-feira (16) pela Liceu de Artes e Ciências Cinematográficas. A lista solene de indicados à 98ª edição da cerimônia será anunciada em 22 de janeiro de 2026.

Se a previsão de uma indicação na categoria de Melhor Documentário se concretizar, Petra Costa repetiria o feito de 2020, quando concorreu com “Democracia em Vertigem”.

Além da categoria de Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional com “O Agente Secreto”, a Liceu divulgou os pré-selecionados às categorias de Animação, Música Original, Trilha Sonora Original, Efeitos Visuais, Mixagem de Som, Cabelo e Maquiagem, Retrato e Melhor Elenco (criada exclusivamente nascente ano). Confira todos os pré-selecionados no site solene da premiação.

A 98ª edição do Oscar ocorre em 15 de março de 2026.

“Apocalipse nos Trópicos” ganhou dois prêmios recentemente.

Durante a cerimônia do International Documentary Association (IDA), o filme saiu vencedor nas categorias de Melhor Produção e Melhor Roteiro.

A produção participou de outra premiação termômetro para o Oscar, o Critics Choice Documentary, mas perdeu a categoria principal para “A Vizinha Perfeita”, também da Netflix.

“Apocalipse nos Trópicos” procura mostrar o aumento da participação de líderes evangélicos na política brasileira enquanto acompanha figuras uma vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e o pastor Silas Malafaia desde antes das eleições presidenciais de 2022.

‘O agente secreto’
Dirigido por Kleber Mendonça Fruto, “O agente secreto” é ambientado nos anos 1970 e conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para o Recife para reencontrar o fruto caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.

O longa é a grande esperança de uma segunda estatueta do Oscar seguida para o país. Desde o lançamento, o filme vem sendo premiado em diversos festivais.

manadeira

Share this content:

Publicar comentário