Atinge o intensidade sumo em gestão fiscal, mas Linhares é relegado na avaliação
O município de Linhares teve sua nota relegada na avaliação da capacidade de pagamento (CAPAG) do Secretariado Vernáculo do Tesouro (STN). Depois dois anos consecutivos com a classificação máxima, A+, a cidade mudou -se para a qualificação B+ em 2024. A estudo, que mede a capacidade dos municípios de honrar seus compromissos financeiros com base no endividamento, poupança atual e liquidez, foi oficializada durante a entrega do prêmio de 2025 informações, na Brasília, na segunda -feira (15).
A classificação CAPAG é usada para calcular se um novo endividamento por um município ou estado representa um risco para o tesouro vernáculo, que pode atuar porquê uma garantia nas operações de crédito. Os municípios e os estados que obtêm a classificação entre “A+” e “B+” são considerados elegíveis para receber tais garantias.
Impacto para o novo financiamento
Com a nota B+, Linhares permanece no grupo de entidades federais capazes de obter garantia sindical para contratar empréstimos. Essa estrutura significa que o município não deve enfrentar obstáculos, através da avaliação do crédito do Tesouro, em relação a projetos porquê a Interbairros, que serão executados em associação com o Banco de Desenvolvimento Inter -Americano (BID).
No entanto, a empresa final do projeto para o projeto ainda não ocorreu. O projeto de contrato está pronto desde 14 de setembro de 2023, mas a realização depende do cumprimento de outras condições pelo município. Para qualquer operação de crédito que envolva o sindicato porquê fiador, será necessário preparar uma novidade opinião técnica para verificar se a cidade permanece dentro da fita de controle, que vai de A+ a B+.
Espírito Santo recebe uma classificação máxima
Enquanto Linhares registrou uma queda na avaliação, o estado de Espírito Santo foi reconhecido pelo segundo ano sucessivo, com o intensidade A+. Os prêmios ocorreram na mesma cerimônia em Brasília. Oriente é o 14º ano sucessivo em que o Estado atinge um intensidade A na avaliação da capacidade de remunerar. Aliás, Espírito Santo obteve uma qualificação na classificação da qualidade das informações contábeis e fiscais.
“Espírito Santo is the only state notes since the creation of the classification, still in my first mandate, in 2012. Now he receives the note to+, a position obtained since this criterion has been recognized” ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, ,. O governador Renato Casagrande disse, que participou do evento.
O Secretário de Estado para Finanças, Benicio Costa, também comentou o resultado. “Essa conquista demonstra que estamos no mais supino nível de vantagem em transparência, estabilidade e qualidade da multa pública esses.
Além de Espírito Santo, exclusivamente seis outros estados receberam o intensidade sumo A+: Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Paraíba.
Porquê o conta é realizado
A metodologia Capag, definida pela Portaria Normativa MF 1.583/2023, avalia a saúde fiscal das entidades federativas através de três indicadores principais. O primeiro é o endividamento, calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita atual. A segunda é a economia atual, que mede a relação entre as despesas atuais e a receita atual. O terceiro é a taxa de liquidez, obtida pela relação entre obrigações financeiras e a disponibilidade de numerário bruto.
Para obter o intensidade sumo A+, um estado ou município deve atingir uma nota nos três indicadores do CAPAG e, aliás, obter uma nota na classificação da qualidade das informações contábeis e fiscais. Essa classificação avalia a precisão, integridade, consistência e qualidade das informações enviadas pelas entidades ao sistema de informações contábeis e fiscais do setor público brasílio (SICONFI).
Share this content:
Publicar comentário