Carregando agora

Barra de São Francisco recebe pré-estreia gratuita de filme sobre façanha nos anos 90

Barra de São Francisco recebe pré-estreia gratuita de filme sobre aventura nos anos 90

Barra de São Francisco recebe pré-estreia gratuita de filme sobre façanha nos anos 90

O diretor Francisco Xavier realiza nesta quinta-feira (20), em Barra de São Francisco, a pré-estreia do curta-metragem “Pra Morrer Basta Estar Vivo” (FIC, 15min). A produção, baseada em memórias da puerícia do cineasta, narra a jornada de três crianças entre o município capixaba e a cidade vizinha de Mantena (MG) durante o verão de 1993. A exibição é gratuita e ocorre a partir das 18h30, no Núcleo Estadual de Ensino Fundamental e Médio João XXIII.

A trama autobiográfica acompanha o protagonista Chico, de 10 anos, que passa as férias na lar dos primos Vini e Hugo. O enredo se desenvolve quando o trio decide percorrer 10 quilômetros de bicicleta até Mantena com o objetivo de alugar uma fita de videogame. O trajeto, que inicialmente parecia uma atividade trivial, transforma-se em um duelo físico e em um processo de tirocínio para as crianças.

Segundo a sinopse, a narrativa mistura o vivido e o imaginado, utilizando a façanha e a diversão uma vez que elementos centrais. O diretor comenta a imprudência puro daquela estação, que serve de base para o roteiro.

“Simples que naquela estação eram outros tempos, a estrada tinha um movimento muito menor e pra gente era normal essa circulação entre as duas cidades. Mas pedalar 10 km de bicicleta por culpa de uma fita de videogame nunca foi uma boa teoria”, afirma Francisco Xavier, que classifica a obra uma vez que segmento de sua memória afetiva.

Em seguida a exibição, haverá um bate-papo com o diretor e a equipe técnica do filme. A sessão contará com recursos de acessibilidade em Libras.

Contexto histórico regional
Além da façanha pessoal, o roteiro incorpora elementos da história sítio. Durante o trajectória entre as duas cidades, os personagens entram em contato com fatos relacionados à “Guerra do Contrariado”, conflito territorial travado entre o Espírito Santo e Minas Gerais.

Dissemelhante do conflito homônimo ocorrido no sul do país, a disputa na região sudeste envolveu o controle de uma superfície produtora de moca e madeira. A tensão entre os estados durou de 1904 a 1963, com acirramento entre as décadas de 1940 e 1960. Barra de São Francisco e Mantena foram protagonistas desta disputa, que foi encerrada exclusivamente em 1963 com a assinatura de um convenção e a definição solene dos limites estaduais.

Produção e incentivo
O curta-metragem é uma realização da EXP Filmes e foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federalista (Ministério da Cultura) e do Governo do Estado do Espírito Santo (Secretaria de Estado da Cultura). O projeto conta ainda com escora do Grupo Águia Branca e da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, através das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Instrução.

Serviço – Pré-Estreia do Curta-Metragem “Pra Morrer Basta Estar Vivo”
O quê: Exibição de filme e bate-papo com diretor e equipe.
Quando: Quinta-feira, 20 de novembro de 2025.
Horário: A partir das 18h30.
Onde: Núcleo Estadual de Ensino Fundamental e Médio João XXIII (Parque João XXIII, 144 – Vila Pereira, Barra de São Francisco – ES).
Ingressão: Gratuita.
Acessibilidade: Sessão com tradutor de Libras.

natividade

Share this content:

Publicar comentário