Brasil agora tem Dia Vernáculo do Ribeirinho com foco na cidadania e no meio envolvente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui o Dia Vernáculo do Ribeirinho, que será comemorado anualmente no dia 6 de junho. A medida, publicada no Quotidiano Solene da União nesta sexta-feira (19), visa substanciar o esteio às populações que vivem às margens dos rios, essenciais para a preservação do meio envolvente.
O dia 6 de junho ocorre logo em seguida o Dia Mundial do Meio Envolvente, comemorado em 5 de junho, reforçando a relação entre essas comunidades e a conservação dos ecossistemas fluviais e ambientais.
Além da data comemorativa, a Lei estabelece que, na semana de 6 de junho, os poderes públicos federais, estaduais e municipais deverão promover um conjunto de ações em federação com a sociedade social. O foco está em três pilares principais:
- Promoção da preservação da cultura, do fortalecimento da identidade, do reverência à volubilidade, do trabalho, da geração de ocupação e renda e do desenvolvimento social, econômico e cidadão dos ribeirinhos;
- Divulgação de conteúdos educativos e medidas que estimulem a conscientização sobre a prestígio das comunidades ribeirinhas para o meio envolvente;
- Promoção de políticas que visem o bem-estar físico e mental e a melhoria da qualidade de vida.
As cidades ribeirinhas são comunidades tradicionais que vivem às margens de rios, lagos e córregos, em diversos locais do território brasiliano. As suas raízes estão profundamente entrelaçadas com a natureza que o rodeia e o seu modo de vida é moldado pela proximidade e relação às águas. Os rios são seu meio de transporte, manancial de maná e fornecedores de chuva potável.
Share this content:



Publicar comentário