Carregando agora

Brasil aguarda resposta dos EUA sobre proposta de conciliação, diz ministro

Brasil aguarda resposta dos EUA sobre proposta de acordo, diz ministro

Brasil aguarda resposta dos EUA sobre proposta de conciliação, diz ministro

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (13) que o Brasil aguarda, nos próximos dias, a resposta dos Estados Unidos a uma proposta de “roteiro” que deverá orientar as negociações visando a solução de disputas comerciais entre os dois países.

Vieira reuniu-se com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Washington, posteriormente duas reuniões durante o G7, grupo dos sete países mais ricos do planeta, no Canadá. Segundo o chanceler, Rubio demonstrou interesse em progredir rapidamente nas negociações.

“Apresentámos as nossas propostas para resolver os problemas. Agora aguardamos a resposta”Vieira disse posteriormente a reunião.

O encontro ocorreu posteriormente o primeiro encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, no dia 26 de outubro. Na ocasião, os dois países se comprometeram a realizar negociações técnicas para virar as tarifas do governo Trump sobre os produtos brasileiros.

Segundo Vieira, no dia 4 de novembro, o Brasil e os Estados Unidos realizaram uma reunião virtual de basta nível, na qual o governo brasiliano apresentou uma resposta detalhada à lista de questões enviada por Washington em outubro. Rubio teria indicado que a estudo norte-americana deveria ser concluída esta semana ou no início da próxima.

O chanceler brasiliano afirmou que os dois países pretendem concluir, no final deste mês, um conciliação provisório que estabeleça o roteiro de negociação para os próximos um ou dois anos. As discussões ocorrem em meio a tarifas adicionais de 50% impostas pelo governo dos EUA sobre vários produtos brasileiros.

Delegações expandidas
A reunião em Washington incluiu uma rodada ampliada de trabalhos com a participação de negociadores e diplomatas dos dois países. Representou o Brasil:

  • María Luiza Ribeiro Viotti, embaixadora do Brasil em Washington;
  • Joel Sampaio, superintendente da Assessoria Privativo de Informação Social;
  • Ricardo Monteiro, superintendente de gabinete e emissário;
  • Philip Fox-Drummond Gough, Secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty;
  • Fernando Sena, Ministro Mentor da Embaixada do Brasil.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário