Carregando agora

Brasil planeja continuar cobertura pátrio 5G até 2027, diz ministro

Brasil planeja avançar cobertura nacional 5G até 2027, diz ministro

Brasil planeja continuar cobertura pátrio 5G até 2027, diz ministro

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Rebento, anunciou nesta terça-feira (2) a intenção do governo federalista de continuar a desenlace da cobertura pátrio da tecnologia 5G de 2028 para 2027. Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, o superintendente do ministério destacou que a expansão da conectividade está ocorrendo em ritmo rápido, já atingindo todas as capitais e mais de 2 milénio municípios brasileiros, com o progresso simultâneo do 4G nas áreas rurais.

Segundo Siqueira Rebento, a telefonia traste se consolidou porquê um serviço forçoso para a população. Atualmente, o governo trabalha para apressar as compras previstas no edital do 5G, feitas em 2021. “Temos mais de 2 milénio cidades com essa tecnologia e a teoria é que possamos expandir cada vez mais essa tecnologia para mais municípios para atender essa população”, ele afirmou.

Os dados apresentados pelo ministro indicam que o sinal 5G no Brasil ultrapassou 64% de cobertura. O índice supera o patamar de 57% previsto pela Dependência Vernáculo de Telecomunicações (Anatel) para o ano de 2027. Com todas as capitais já atendidas, o foco da expansão agora está direcionado para as periferias e cidades menores.

“A teoria é que possamos antecipar isso, que a desenlace esteja prevista para 2028, que possamos antecipar 2027. Para conseguir isso, todas as operadoras de telefonia traste, tanto as mais tradicionais porquê as novas, estão trabalhando para que possamos antecipar isso”, Destacou Siqueira Rebento.

Novo leilão e inclusão do dedo
Para aumentar a capilaridade da rede e levar internet traste a regiões onde ainda há pouca oferta de conectividade, o governo lançará um novo leilão para a filete de 700 MHz. Segundo o ministro, o lançamento está previsto para janeiro. A medida visa incentivar a ingresso de novos operadores no mercado. “Novas empresas poderão acessar esse leilão para que possamos ampliar essa cobertura”, explicou.

O evento previsto para 2026 terá porquê foco a inclusão do dedo em territórios distantes, abrangendo comunidades com mais de 600 habitantes. Será dada prioridade a localidades isoladas da Região Setentrião e zonas costeiras. “Será uma temporada complementar, em que estes locais irão beneficiar da tecnologia traste 5G. Esse é o nosso objetivo”, o ministro registrou.

Luta contra a pirataria
Outro ponto abordado durante a entrevista foi o combate aos serviços clandestinos de telecomunicações. O Ministério das Comunicações trabalha em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Anatel para prevenir provedores ilegais e entrada não autorizado a canais de televisão pagos, prática conhecida porquê “gatonet”.

Siqueira Rebento informou que as fiscalizações foram intensificadas e que os resultados dessas operações serão divulgados nos próximos meses. O ministro alertou para os riscos associados à contratação destes serviços, que constituem delito e podem expor os utilizadores, incluindo crianças, a conteúdos impróprios. “Aqueles que, de forma irregular, estão prejudicando a nossa população, estamos intensificando a fiscalização por meio da Anatel, que tem a regalia de poder fazer esse tipo de fiscalização”, esses.

“Trata-se de um contrato proibido, onde o serviço e os canais ficam no equipamento de forma proibido, abrindo diversos conteúdos que não fazem sentido em determinado momento. Às vezes, as crianças assistem esse tipo de serviço, programas que não atendem às necessidades da nossa população.

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário