Câmara aprova urgência para votação de projeto que cria bancada cristã
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22), por 398 votos em prol e 30 contra, a urgência de votação de um projeto de solução que cria uma novidade bancada parlamentar: a bancada cristã. A votação foi incluída no início da tarde pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Caso o projeto seja validado, a novidade bancada, formada por parlamentares evangélicos e católicos, se juntará às outras duas já existentes: feminina e negra.
Ou por outra, o líder da bancada terá recta de participar das reuniões dos líderes da Câmara, com recta a termo e voto; e falar, pessoalmente ou por procuração, durante o período de informação da liderança, por cinco minutos, semanalmente.
O projeto foi apresentado pelos presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica, respectivamente Gilberto Promanação (PSD-SP) e Luiz Gastão (PSD-CE). A proposta diz que a bancada será responsável por prometer a participação dos seus respectivos deputados nos órgãos e atividades da Câmara dos Deputados.
Segundo o pedido, a formalização da bancada cristã no Regimento Interno representa o reconhecimento de uma veras política e social amplamente consolidada.
“Esta medida reafirma o compromisso do Parlamento com a representação plural, garantindo que as convicções morais compartilhadas por grande segmento da população brasileira encontrem frase legítima, organizada e transparente no processo legislativo”diz o aplicativo.
O pedido estabelece ainda que as duas frentes continuarão existindo e operando em conjunto com o Christian Banking, “de forma independente, em agendas que convergem e expressam valores comuns.”
A medida gerou polêmica no plenário; ao final da votação, Motta afirmou que garantirá um espaçoso debate sobre o tema.
Share this content:
Publicar comentário