Carregando agora

Campanha Novembro Roxo destaca ações e prevenção à prematuridade no Espírito Santo

Campanha Novembro Roxo destaca ações e prevenção à prematuridade no Espírito Santo

Campanha Novembro Roxo destaca ações e prevenção à prematuridade no Espírito Santo

Neste mês de novembro, a campanha “Novembro Roxo” mobiliza a sociedade em torno da prematuridade, com foco no dia 17, ‘Dia Mundial da Prematuridade’. A data tem uma vez que objetivo conscientizar sobre o promanação prematuro e promover cuidados de qualidade aos bebês e suas famílias. No Espírito Santo, a Secretaria de Saúde (Sesa) organiza atividades nos hospitais estaduais, conscientizando a população sobre a prestígio da prevenção e assistência nos casos de prematuridade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um bebê é considerado prematuro quando nasce antes das 37 semanas de prenhez e, idealmente, a gravidez dura entre 37 e 42 semanas. A prevenção começa com o planejamento familiar e se estende ao pré-natal, que garante o comitiva voltado à saúde materna e do bebê.

A médica Sandra Willeia Martins, neonatologista pediátrica e referência da Sesa, destaca que o principal objetivo da campanha 2024 é conscientizar sobre a prestígio da prevenção e do aproximação a cuidados adequados. “É fundamental que a sociedade compreenda a prestígio da prematuridade uma vez que problema de saúde pública no Brasil”, explica.

No Espírito Santo, as taxas de prematuridade apresentam números significativos. Em 2022 foram registrados 52.547 nascimentos, dos quais 10% foram prematuros. Em 2023, esse percentual aumentou para 10,7%, e, em 2024, dados preliminares mostram que 11% dos nascidos de janeiro a setembro foram prematuros, de um totalidade de 37.879 nascimentos. Em relação à mortalidade, foram registrados 259 óbitos de bebês prematuros até novembro de 2024, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Nos hospitais estaduais, uma vez que o Hospital Dr. Jayme Santos Neves e o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), uma série de atividades está programada. Jayme Santos Neves, de 12 a 24 de novembro, acontece a oficina Amamentação e Translactação, orientando as mães sobre a amamentação de bebês prematuros.

Outras ações incluem o “Cine Com Elas” e uma palestra de sensibilização no dia 30, onde profissionais de saúde compartilham histórias de superação com mães de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Miliane Rodrigues Ramos, mãe de um bebê internado no Dr. Jayme há quatro meses, relatou: “Meu rebento nasceu pesando 900 gramas. É um verdadeiro milagre e tenho muito a agradecer à equipe do hospital que sempre nos deu todo o suporte que precisávamos.”

Em Himaba, em Cariacica, o I Simpósio de Prematuridade, realizado no dia 7 de novembro, reuniu profissionais de saúde para discutir inovações no desvelo de bebês prematuros. O hospital também promoveu uma oficina de Shantala para mães de bebês prematuros, com o objetivo de fortalecer o vínculo e o desenvolvimento dos bebês.

As ações do Novembro Roxo refletem um compromisso contínuo com a saúde e o bem-estar dos bebés e das suas famílias. Porquê explica a gestora materno-infantil de Jayme, Líbia Pimentel: “O sonho de toda gestante é ter um rebento e voltar imediatamente para mansão. Mas, em casos de gravidez de cumeeira risco ou parto prematuro, essa veras muda, e ter equipes qualificadas para orientar essas mães é fundamental.”

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário