Carregando agora

Cancro infantil: o diagnóstico precoce pode prometer até 80% de trato

Câncer infantil: o diagnóstico precoce pode garantir até 80% de cura

Cancro infantil: o diagnóstico precoce pode prometer até 80% de trato

O cancro infantil é a segunda principal pretexto de morte entre crianças e adolescentes no Brasil, por trás de exclusivamente causas externas, uma vez que acidentes. Mas, apesar da sisudez, oito em cada dez crianças podem ser curados quando há diagnóstico precoce e chegada a tratamentos modernos.

De congraçamento com o oncologista pediátrico Jossana Santana, a atenção dos pais e responsáveis ​​é fundamental para identificar os primeiros sinais da doença.

“Febre estendida sem pretexto, palor inexplicável, caroços em qualquer lugar do corpo, manchas roxas, perda de peso, osso e dor na cabeça acompanhados por vômitos são sinais de alerta e precisam ser avaliados por um médico”.destaques.

O cancro infantil representa murado de 3% a 5% de todos os casos de cancro diagnosticados no Brasil a cada ano, de congraçamento com o National Cancer Institute (INCA). Mas, diferentemente do cancro em adultos, que podem estar associados ao estilo de vida, o cancro infantil tem origem genética.

“As mutações ainda surgem em células embrionárias, portanto, não há formas conhecidas de prevenção. O que podemos oferecer é um diagnóstico preciso, chegada a tecnologias modernas e tratamento adequado para prometer mais chances de trato”.Afirma Jossana.

Leucemias e linfomas lideram os casos
Os tipos mais comuns de cancro infantil são leucemias e linfomas, seguidos por tumores do sistema nervoso mediano. Tumores abdominais, uma vez que neuroblastomas e tumores de Wilms, também podem ocorrer, muito uma vez que tumores de retinoblastoma, sarcomas e osso.

“A tira etária mais generalidade é entre 2 e 5 anos. Mas depende muito do tipo de cancro. Cada tira etária tem um risco maior de certos tipos. Por exemplo, o retinoblastoma é mais frequente em crianças menores de cinco anos, enquanto os tumores ósseos afetam mais os adolescentes”.explica o médico.

Sinais e sintomas
Os sintomas do cancro de puerícia são frequentemente semelhantes aos de doenças comuns entre as crianças. Portanto, as consultas frequentes pediatras são fundamentais. São esses profissionais que podem identificar os primeiros sinais de cancro e encaminhar a menino para investigação de diagnóstico e tratamento especializado. Os sintomas que, se persistirem, precisam ser investigados por profissionais de saúde o mais rápido verosímil.

Eles são:

palor; hematomas ou sangramento; Dor óssea; caroços ou inchaço, mormente aqueles indolores e sem febre; Perda de peso inexplicada, tosse persistente; Suores noturnos e falta de ar; Mudanças nos olhos, uma vez que estrabismo ou manchas brancas, o famoso “olho do gato”; inchaço abdominal; dores de cabeça persistentes ou sérias; matutino vomitando com piora ao longo do dia; Dor e inchaço dos membros sem traumatismo.

Tratamento
O seguimento médico contínuo -up é indispensável, mormente nos primeiros anos depois a invenção da doença, quando o risco de recorrência é maior. “Consultas frequentes incluem avaliação clínica, exames de laboratório e imagem direcionados a cada caso. No caso da leucemia, por exemplo, os pacientes retornam mensalmente trazendo hemograma atualizado”, explica o oncologista.

Jossana lembra que a informação é o maior coligado na luta contra a doença. Campanhas uma vez que o dourado em setembro, um mês de conscientização sobre o cancro infantil, procuram sensibilizar a sociedade à relevância do diagnóstico precoce.

“Reconhecer os sinais e a procura de ajuda médica imediatamente pode fazer toda a diferença. O diagnóstico precoce salva vidas”, conclui o oncologista pediátrico do Hospital Apart Hospital.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário